Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime prestigia posse do novo Ministro da Educação

Todas as notícias Categorias

02/01/2023Undime

Undime prestigia posse do novo Ministro da Educação

Camilo Santana assume cargo em cerimônia realizada na sede do MEC, em Brasília

 

Foto: Luis Fortes/MEC

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, representaram a instituição no primeiro evento oficial de 2023: a solenidade de posse do novo Ministro da Educação, Camilo Santana. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 2 de janeiro, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

A cerimônia contou com a participação de autoridades como ministros de Estado, govenadores, parlamentares e instituições da área. Camilo Santana, Ministro da Educação escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é engenheiro agrônomo, mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Foi eleito deputado estadual em 2010 e governador do Ceará em 2014, e reeleito em 2018. Em 2022, foi eleito senador e agora assume a liderança do MEC.

Em sua gestão no governo do estado, Camilo Santana foi responsável por expandir a educação infantil do Ceará, levando Centros de Educação Infantil (CEI) a todos os 184 municípios cearenses, por meio do programa Mais Infância Ceará. O projeto envolve uma série de políticas públicas voltadas para a primeira infância. Implementou a política de tempo integral nas escolas de ensino médio regular, ampliou o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), ação que tornou-se referência em todo o país.

Durante a posse, em um ato simbólico, foi entregue ao novo Ministro o "pin" que é usado pelos ministros de Estado pelas presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz.

Em seu primeiro discurso como Ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou da dificuldade que a educação enfrentou durante a pandemia de covid-19 e mencionou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mostram que apenas uma em cada três crianças são alfabetizadas na idade certa. “Ou seja, a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na frequência da vida escolar dessas crianças. Isso impõe uma prioridade absoluta em nosso país para garantir a alfabetização de todas as nossas crianças na idade certa e assim assegurar as condições necessárias para que elas possam aprender os conteúdos de cada ano, prioridade essa já destacada como compromisso pelo nosso presidente Lula. […] Quando mais a educação precisou de apoio e atenção do governo federal, mais foi desprezada e esquecida. Resultado disso é que mais de 650 mil crianças de até 5 anos de idade, abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu 66% o número de crianças de 6 e 7 nos que não sabem ler nem escrever na idade certa”.

Santana reforçou ainda a necessidade da recuperação sistêmica da educação, da creche à pós-graduação, e para isso, conta com o fortalecimento do regime de colaboração. "Quase metade dos estudantes do ensino básico, são atendidos pelos municípios e 1/3 pelos estados. O governo federal precisa estar junto dos estados e municípios nessa luta”, afirmou.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, parabeniza o novo Ministro da Educação e pede apoio ao novo governo federal para a aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). “A nossa expectativa é que o SNE venha justamente para equilibrar as funções e atribuições de cada ente federado. O nosso país é formado por três instâncias de poder (União, Estados e Municípios) e precisa, de fato, de um Sistema Nacional que articule essas três instâncias e que assegure a efetivação do regime de colaboração, definindo papéis, competências e responsabilidades de cada um dos entes federados”.

“Camilo Santana é um grande homem público, com vasto currículo de um gestor bem sucedido e que certamente com a sua competência, junto à professora Izolda Cela, que traz uma larga bagagem de gestão na área da educação, terão grandes possibilidades de contribuir para a reconstrução da educação no país, como um todo”, é a expectativa o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima.

Alessio espera ainda que o novo Ministério da Educação seja mais integrado, fortalecido, com maior autonomia orçamentária e que lute por mais recursos e investimentos para a área da educação. “Que tenha no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma de suas autarquias, o resgate de sua autonomia financeira e, acima de tudo, que ressuscite o Plano de Ações Articuladas (PAR), viabilizando a implementação das políticas públicas no âmbito dos estados e municípios”.

Em nome dos Dirigentes Municipais de Educação dos 5.568 municípios brasileiros e do Distrito Federal, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, deseja que o novo Ministério da Educação promova ações assertivas de forma a atender às demandas educacionais e garantir uma educação com qualidade social a todos os brasileiros. 

Foto: Undime 

 

Foto: Undime 

Foto: Undime 

 

Fonte: Undime


Parceria institucional