Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > UNDIME/AC, SEE e CEE realizam encontros para discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

04/11/2015 Undime AC

UNDIME/AC, SEE e CEE realizam encontros para discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular

Participantes da Regional Tarauacá e Envira(em Tarauacá). Com o documento preliminar da BNCC, Porfessora Francisca Aragão(Coord. do Núcleo da SEE) e Carlos Gomes(DME de Tarauacá)

A UNDIME/AC,  juntamente com a Secretaria Estadual de Educação e o Conselho Estadual de Educação, parceiros que compõem a Comissão Estadual, responsável pela articulação, mobilização e coordenação da discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, realizou a primeira etapa do trabalho no Estado.

Nesse primeiro momento foram realizados encontros de mobilização para discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular nas cinco Regionais do Estado: Alto Acre(Brasiléia), Baixo Acre(Rio Branco), Purus(Sena Madureira), Tarauacá e Envira(Feijó e Tarauacá) e Juruá(Cruzeiro do Sul), envolvendo os 22 municípios do Estado, com o objetivo de divulgar o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) para Representantes dos Núcleos da Secretaria Estadual de Educação, Secretários Municipais de Educação, Técnicos, Gestores, Coordenadores Pedagógicos das redes municipal e estadual de ensino e para apresentar o sistema de contribuição, disponível no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Participantes da Regional Tarauacá e Envira( Feijó)

A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.

Participantes da Regional do Purus

Para realização dos encontros nas Regionais citadas acima, a Comissão Estadual dividiu-se em dois grupos para que tais encontros acontecessem simultaneamente e  dentro do prazo estabelecido. De 26 a 29 de outubro.  

 Regional do Juruá(a esquerda Charles André, Coordenador da SEE e Ivo Galvão, DME de Cruzeiro do Sul)

A Presidenta da UNDIME/AC, Secretária Municipal de Educação de Bujari, professora Marlete Lopes, avalia a realização dos encontros. " O objetivo desse primeiro momento foi alcançado com sucesso, considerando que a participação dos convidados foi excelente. Agora, precisamos fazer chegar essa discussão até os professores, alunos e demais atores do contexto educacional. As contribuições ao documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular serão feitas até o dia 15 de dezembro deste ano e, até lá, esperamos contar com a participação popular tanto no sistema de consulta pública, que está disponível no portal da BNCC, quanto presencialmente nas reuniões, rodas de conversa, encontros e seminários."

Marlete Lopes, Presidenta da UNDIME/AC

O objetivo desta consulta pública é promover um amplo entendimento, com a participação de professores e estudantes, escolas e secretarias de educação, associações profissionais e sociedades científicas, pesquisadores e pais, sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na educação básica.

As contribuições no sistema de consulta pública, poderão ser feitas de 3 formas: individual, por organizações e por escolas.

Participem!

Assessoria de Comunicação da UNDIME/AC.

       


Parceria institucional