Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Campanha Leia com uma criança é prorrogada até 9 de setembro

Todas as notícias Categorias

05/09/2022Undime

Campanha Leia com uma criança é prorrogada até 9 de setembro

Secretarias municipais de educação e organizações sociais ainda podem solicitar os kits com os dois títulos “De passinho em passinho: um livro para dançar e sonhar” e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”

 

As solicitações dos kits literários da campanha “Leia com uma criança” 2022 foram prorrogadas até o dia 9 de setembro, sexta-feira. Serão distribuídos dois milhões de livros em todo o Brasil exclusivamente para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil (bibliotecas comunitárias, associações de bairro, dentre outras). O cadastro deve ser feito na página do programa.

Os livros da campanha deste ano têm a proposta de valorizar histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. As obras selecionadas são “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, escrito por Otávio Júnior, ilustrado por Bruna Lubambo e publicado pela Companhia de Letrinhas; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, do escritor Tiago Hakiy – descendente do povo Sateré Mawé – e da ilustradora Taísa Borges, publicado pela Editora Panda Books.

Cada solicitante aprovado receberá um kit literário, formado pelos dois títulos da campanha, para cada criança atendida ou matriculada.

Serão priorizadas as instituições localizadas em municípios mais vulneráveis, considerando parâmetros como o Índice de Gini (grau de concentração de renda), IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), entre outros. É possível conferir a lista dessas cidades no regulamento oficial.

Pessoas físicas podem participar da campanha indicando o programa para instituições ligadas ao fomento à leitura com crianças. Além disso, estão disponíveis, gratuitamente, 14 títulos da estante digital e um acervo de 22 obras já distribuídas em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis, voltadas para o público com deficiência.

Campanha de 2023

Também no dia 9 de setembro se encerram as inscrições para o edital que selecionará as duas obras de literatura para crianças que farão parte do kit do programa para distribuição em 2023. Os títulos ofertados podem ser sobre quaisquer temáticas, no entanto, devem ser escritos e ilustrados por nascidos e residentes de países latino-americanos.

Cada editora pode concorrer sugerindo até três obras. Para realizar a inscrição, é necessário preencher um formulário na Plataforma de Editais do Itaú Social e enviar um exemplar de cada livro para o endereço indicado no regulamento, via Correios. Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado.

É vedada a participação de editoras selecionadas na última edição do programa. Os livros indicados devem ser em prosa ou poesia, voltados a crianças de zero a seis anos e ter até 50 páginas. Serão aceitas obras já publicadas, lançamentos ou reedições.

Leia com uma criança

Solicitações de kits da campanha e inscrições para edital de seleção para 2023
Período: até 9 de setembro, às 18h (horário de Brasília)
Solicitações: itausocial.org.br/leiacomumacrianca
Edital 2023: itausocial.org.br/editalleiacomumacrianca2023

Fonte: Itaú Social

https://www.itausocial.org.br/noticias/campanha-leia-com-uma-crianca-e-prorrogada-ate-9-de-setembro/ 


Parceria institucional