Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Piauí debate Educação Infantil e Alfabetização em seminário na capital

Todas as notícias Categorias

10/11/2022Undime

Undime Piauí debate Educação Infantil e Alfabetização em seminário na capital

Presidente nacional da Undime prestigiou o evento que reúne mais de 300 participantes

O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, esteve em Teresina, no Piauí, e participou do Seminário de Educação Infantil e Alfabetização, promovido pela seccional piauiense. O evento começou na quarta-feira (9) e segue até sexta (11) com o objetivo capacitar gestores, educadores e demais profissionais da área da educação. Mais de 300 pessoas participam do Seminário.

Garcia participou da cerimônia de abertura, realizada na tarde da quarta-feira. Na ocasião, foram entregues as premiações referentes ao Prêmio Gestor Educador e Selo Undime de Alfabetização. Garcia elogiou o trabalho realizado pelos municípios piauienses na educação. "O trabalho que vocês fazem na educação infantil há muito tempo é referência para nós. Muito obrigado e parabéns a todos vocês!", disse ele.

"Queremos, com esse evento, fortalecer as políticas de alfabetização e de educação infantil no nosso estado, entendendo que é uma etapa que deve ser prioritária nas gestões de educação", destacou a presidente da Undime/PI, Erica Graziela Benicio de Melo, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão/PI. Erica enfatizou, ainda, a importância da presença dos prefeitos no seminário: "É importante estarmos aqui com os prefeitos, para que a educação pública de seus municípios seja aperfeiçoada, principalmente nas áreas que são a base do desenvolvimento humano", afirmou.

Na manhã desta quinta-feira (10), o presidente da Undime ministrou palestra sobre "Inovação em práticas pedagógicas: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental". Garcia lembrou o tamanho da responsabilidade dos gestores municipais de educação. Segundo dados do Censo Escolar de 2021, a rede municipal é responsável por 49,6% das matrículas na educação básica por dependência administrativa no Brasil. Quando se trata do estado do Piauí especificamente a rede municipal é responsável por 89% das matrículas na educação infantil, 85,5% das matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental e 6,1% das matrículas referentes aos anos finais.

Diante do contexto, o presidente da Undime elencou pontos que considera importantes quando se fala em inovação. "É preciso propiciar a formação inicial e continuada a partir da Base Nacional Comum da formação inicial e da Base da formação continuada; é necessário assegurar a reconexão das crianças com a natureza e promover uso equilibrado das tecnologias. Além disso, precisamos formar nossas crianças, jovens e adultos para serem sujeitos que agem no mundo e promovem transformações, com base nos direitos humanos".

A programação do evento contempla ainda assuntos como por onde começar a trabalhar para solucionar as dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e produção de texto dos alunos da educação básica, desafios e estratégias para o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), a importância do regime de colaboração para o desenvolvimento da Educação Infantil e Alfabetização, entre outros.

Fonte: Undime
Fotos: Undime/PI


Parceria institucional