Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Secretários e secretárias executivas das 26 seccionais da Undime participam de reunião exclusiva no âmbito da Bett Brasil

Todas as notícias Categorias

11/05/2023Undime

Secretários e secretárias executivas das 26 seccionais da Undime participam de reunião exclusiva no âmbito da Bett Brasil

Encontro aconteceu em São Paulo, de 9 a 11 de maio

 

 

Secretários e secretárias executivas das 26 seccionais da Undime estiveram em São Paulo essa semana para participar das atividades da Bett Brasil e de reunião exclusiva da instituição. O encontro aconteceu, de 9 a 11 de maio.

Os profissionais estavam todos acompanhados pelos presidentes de cada seccional da Undime. A programação, entretanto, contemplou momentos separados para cada público.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, deu as boas-vindas ao grupo e destacou o momento como muito importante para integração das equipes. "Vocês, secretários e secretárias executivas, são profissionais fundamentais para a Undime, pois fazem parte da complexa rede cuja responsabilidade é articular e mobilizar todos os dirigentes municipais de educação".

Para os secretários e secretárias executivas a pauta previu, no primeiro dia, 9 de maio, momentos nos quais esses profissionais puderam circular pela Bett Brasil, conhecer as novidades do evento e participar das atividades.

Nos outros dois dias, 10 e 11 de maio, a programação foi específica da Undime. No primeiro dia, as atividades começaram com a participação de todos os representantes no painel de lançamento da pesquisa da Undime, Fundação Telefônica Vivo, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e parceria técnica do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), intitulada "Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenários e recomendações".

A atividade, que aconteceu dentro da programação gratuita da Bett Brasil e era aberta ao público, apresentou e discutiu os resultados da pesquisa sobre mapeamento de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e das estruturas que as Secretarias Municipais de Educação possuem para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais. Saiba mais aqui.

Acesse aqui o relatório da pesquisa.

Na sequência, já no espaço exclusivo da Undime, secretários e secretárias executivas participaram de reunião fechada onde foram tratadas questões relacionadas à comunicação como um todo e também da instituição. Teve ainda uma atividade com foco em competências socioemocionais com participação de Edna Borges e outra relacionada à interpretação de dados, com o professor Mozart Neves Ramos, proporcionada pela Fundação Telefônica Vivo.

Para além disso, a equipe da Undime nacional aproveitou a oportunidade para passar alguns informes internos relacionados à plataforma Conviva Educação e à estratégia Busca Ativa Escolar.

Na quinta-feira (11), os representantes das seccionais tiveram um bate-papo com Alcino Ricoy Junior, professor de jornalismo e mestre em Linguagens, Midia e Arte da PUC Campinas, que falou sobre o ecossistema de comunicação da Undime.

O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, prestigiou a reunião e ressaltou a importância da comunicação para a instituição. "Precisamos nos comunicar bem, de maneira clara e muito objetiva. O nosso grande desafio é esse e a ideia dessa formação é justamente proporcionar isso a vocês".

No geral, a reunião teve por objetivo reunir esse público para conversar sobre assuntos estratégicos pra a instituição, sobretudo considerando que a Undime trabalha de maneira articulada para levar informação e formação aos dirigentes municipais de educação.

O encontro aconteceu numa perspectiva de formação desses profissionais, cujo trabalho é essencial para fortalecer a missão da Undime.

Confira mais fotos do evento:

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional