Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Busca Ativa Escolar é pauta no primeiro dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário

Todas as notícias Categorias

16/08/2022Undime

Busca Ativa Escolar é pauta no primeiro dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário

Objetivo é fomentar as ações da estratégia para que as seccionais da Undime se articulem cada vez mais para a (re)matrícula de estudantes em evasão ou risco de evasão escolar

A Busca Ativa Escolar, estratégia da Undime, em parceria com o UNICEF e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foi pauta no primeiro dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.

A reunião foi realizada nesta terça-feira, 16 de agosto, em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e contou com a presença de representantes da Undime, UNICEF, presidentes estaduais e secretárias(os) executivas(os).

O objetivo do encontro foi apresentar o contexto do que a Busca Ativa Escolar desenvolveu até agora e fazer um trabalho prático baseado em duas questões orientadoras: como engajar os dirigentes municipais de educação para cumprir a função de gestor político responsável por mobilizar o arranjo intersetorial em seu município; e de que forma as seccionais da Undime podem fomentar e propor arranjos de colaboração junto a órgãos e atores estratégicos de seus estados.

Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil, destacou a urgência para que todos os estudantes tenham seus direitos garantidos. “A gente vive hoje no Brasil uma situação muito adversa em muitos territórios e estamos aqui por causa de todas as crianças e adolescentes. Temos muito orgulho dessa estratégia, e nossa equipe trabalha todos os dias e todas as noites para ter uma atuação disciplinar nos territórios para atingir um resultado 100% positivo”.

Clara Chaves, coordenadora da frente de mobilização, ressaltou a importância do trabalho da Undime no combate à evasão e abandono escolares. “Estamos buscando a adesão e fomentando a estratégia em todos os estados, e gostaríamos de pedir o apoio de todas as seccionais no trabalho colaborativo no território, pois é fundamental que o(a) mobilizador(a) tenha o contato direto com a Undime para facilitar o trabalho da equipe lá na ponta e garantir a (re)matrícula de todas essas crianças e adolescentes”, disse.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Desde janeiro de 2022, a estratégia passou a contar com uma Frente de Mobilização junto aos municípios brasileiros, composta por 24 mobilizadoras(es) que atuam nos estados em conjunto com as seccionais da Undime, com a finalidade de mobilizar os dirigentes e as equipes técnicas das secretarias municipais de educação para a adesão e uso qualificado da estratégia.

9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 16 a 19 de agosto de 2022
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília/DF
Informações: https://forumnacionalundime2022.com.br/ 

Fonte: Undime


Parceria institucional