Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime participa de reunião com governadores eleitos e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin

Todas as notícias Categorias

16/12/2022Undime

Presidente da Undime participa de reunião com governadores eleitos e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin

Evento promovido pela Unesco e Todos pela Educação teve por objetivo fortalecer o compromisso e a colaboração entre governo federal e estados com a educação básica

 

A Undime participou, na tarde desta quinta-feira (15), de reunião com governadores estaduais eleitos e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para discutir a pauta da educação básica nas próximas gestões. O encontro, promovido pela Unesco e Todos pela Educação, teve o intuito de fortalecer a colaboração entre o governo federal e os estados, bem como dar início à construção de um pacto pela recuperação da aprendizagem, tarefa necessária diante do cenário atual da educação básica agravado pela pandemia da covid-19.

Na ocasião, a Undime estava representada pelo presidente e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia. "Foi um momento muito especial, com uma presença significativa de governadores eleitos e esses governadores elencaram demandas que também são dos municípios. Questões como trabalho conjunto, fortalecimento do regime de colaboração e a retomada do papel de liderança do Ministério da Educação, alinhando e sendo um agente articulador dessas ações".

Garcia afirmou ainda que saiu do encontro otimista no sentido de que, na próxima fase, "vamos conseguir avançar nas relações estados-municípios e nas relações dos municípios entre si. Aliás, um grande desafio é o regime de colaboração entre esses entes da federação". Para ele, a reunião representou um momento de sinergia em busca de superar os desafios impostos pela pandemia de covid-19, das políticas que estavam paralisadas ou num ritmo muito lento e, sobretudo, de nortear o novo governo a partir de demandas reais e latentes dos gestores.

De acordo com a organização do evento, pelo menos 18 governadores – eleitos ou reeleitos – de todas as regiões do Brasil, e de diferentes partidos confirmaram presença na reunião. O Todos pela Educação e a Unesco apresentaram subsídios técnicos para a formulação de políticas educacionais. Isso porque a proposta foi estimular o fortalecimento de uma agenda comum de governadores para acelerar os resultados e enfrentar as desigualdades educacionais, ampliadas com a pandemia e, ao mesmo tempo, compartilhar boas experiências que estados e municípios vêm desenvolvendo país afora.

Entre os compromissos coletivos propostos estão a institucionalização do Fórum de Governadores com uma Câmara Técnica de Educação e encontros frequentes; organização de uma reunião dos governadores com o presidente da República, Ministério da Educação e presidentes da Câmara e Senado em janeiro de 2023; um pacto para erradicar o analfabetismo entre as crianças, além de promover a educação integral em tempo integral; ampliação do debate sobre o ICMS Educacional, transporte, alimentação e recomposição de aprendizagens; compromisso com o reestabelecimento do pacto federativo na Educação, a partir do Sistema Nacional de Educação, reforçando a pauta do financiamento, entre outros.

Os compromissos foram apresentados ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que destacou a importância da primeira infância e a necessidade de se corrigir os valores repassados para alimentação e transporte escolar.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional