Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas: Alana e Singularidades iniciam formação on-line e gratuita de educadores para incluir mais natureza nos ambientes escolares

Todas as notícias Categorias

13/02/2023Undime

Inscrições abertas: Alana e Singularidades iniciam formação on-line e gratuita de educadores para incluir mais natureza nos ambientes escolares

A formação, realizada em parceria com a Undime e Conviva Educação, tem e início imediato; a novidade, nesta edição, é a certificação como curso de extensão universitária

O ano começa com novidades para professores de todo o Brasil! O Instituto Alana, em correalização com o Instituto Singularidades, lançou nesta terça-feira (24) uma nova formação, on-line e gratuita, para inspirar professoras e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e educadores do contexto não formal a verdejar as escolas. O objetivo é incentivar os educadores a levarem mais natureza para dentro das escolas e, em pouco menos de dois anos de existência, a iniciativa já engajou cerca de mil educadores, com exemplos bem-sucedidos em Jundiaí e São Paulo/SP, Macaíba/RN e Benevides/PA.

A formação, realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Plataforma Conviva Educação, terá, como novidade nesta edição, a certificação do Instituto Singularidades como curso de extensão universitária. Os participantes terão acesso a práticas de centramento, videoaulas, apostilas, vídeos e materiais de aprofundamento, entrevistas com convidados especiais e atividades práticas. O curso será dividido em quatro módulos. 

“Aproximar as crianças da natureza nas escolas traz muitos benefícios, como estimular a curiosidade e a criatividade, melhorar o desempenho escolar e incentivar comportamentos de cuidado com a Terra que trazem uma sensação de paz e harmonia. Essa formação é um caminho para que o educador aprenda sobre os benefícios que uma relação bem nutrida entre criança e o meio natural gera. Uma ferramenta para que ele possa se tornar cocriador de um pedacinho de natureza junto com as crianças, valorizando as emoções e as relações com todas as formas de vida”, explica JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

Dentro do cronograma de aulas, os educadores vão conhecer mais sobre o que são TiNis, seus conceitos e seu potencial educativo; a necessidade de formar vínculos afetivos com a natureza e o conceito da “criação recíproca” e a noção de interdependência.Também vão saber mais sobre o protagonismo infantil na criação das TiNis, sobre o papel e a contribuição do educador para fomentar uma relação saudável entre a criança e a natureza, sobre como engajar os estudantes com as TiNis e, também, técnicas básicas de plantio e de manejo. 

Inscrições

As inscrições e o início imediato do curso estão disponíveis na plataforma Conviva Educação. Basta clicar aqui. Para realizar a inscrição, o aluno deve seguir o passo a passo como se fosse efetuar a compra do curso pelo site. Por ser gratuito, o custo do curso aparecerá como R$ 0,00 (zero reais) e é necessário percorrer esses passos para confirmar a inscrição. Para mais informações, basta enviar um email para: suportetecnico@singularidades.com.br.

 


Parceria institucional