Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Últimos dias para adesão ao Programa Aprender Valor, do Banco Central

Todas as notícias Categorias

26/02/2021Undime

Últimos dias para adesão ao Programa Aprender Valor, do Banco Central

Participam desta fase do programa 5 estados e o Distrito Federal


O Banco Central do Brasil (BCB) está levando o tema da Educação Financeira às escolas do Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e o Distrito Federal, através do Programa Aprender Valor, realizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Para contribuir com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola, o Banco Central, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criou o Aprender Valor. O programa é gratuito e com ele, professores podem trabalhar em suas disciplinas com projetos escolares que contemplem a educação financeira. A proposta é que o tema seja incorporado às aulas de Matemática, Língua Potuguesa, História e Geografia, com o objetivo de fazer com que crianças e adolescentes cheguem à fase adulta mais preparados para lidar com o seu dinheiro.

As escolas selecionadas para participar do piloto têm até dia 1º de março para fazerem a adesão ao programa na plataforma do Aprender Valor. A adesão deve ser feita pelo gestor escolar, com o código INEP da escola. Todas as escolas que aderirem terão acesso às formações on-line (para gestores e professores), aos projetos escolares (para aplicação aos alunos), plataforma de monitoramento. O programa engloba atividades para todo o Ensino fundamental (do 1º ao 9º anos) e as avaliações são apenas para os estudantes do 5º, 7º e 9º.

No programa os professores têm acesso a projetos escolares com educação financeira integrada às diferentes disciplinas do Ensino Fundamental; formação online para diretores, gestores e professores, bem como curso de gestão de finanças pessoais.

As formações para gestores (40h) e professores (75h) já estão disponíveis para os profissionais cadastrados das escolas que, no sorteio de 2020, foram definidas como implementação total. A partir de 4 de março estarão também disponíveis para todos os profissionais das escolas que aderirem dentro do prazo.

Acesse o portal do Aprender Valor e acompanhe o cronograma de atividades que engloba a adesão das redes e escolas; formação de diretores e professores; desenvolvimento de projetos educacionais; avaliação da aprendizagem; seminário de divulgação dos resultados e premiação das escolas; e expansão nacional do programa e avaliação de impacto.

Dúvidas? Acesse o manual da plataforma.

 

Expansão
Para 2021, a previsão do Banco Central é que o Aprender Valor seja expandido para as redes de educação estaduais e municipais de todo o país. O público-alvo do Programa são os cerca de 21 milhões de estudantes nas escolas públicas do ensino fundamental, além dos gestores e professores que terão acesso à formação especialmente desenvolvida para este público.


Fonte: Undime com informações do Aprender Valor 


Parceria institucional