Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Educação especializada é tema de encontro na região Nordeste

Todas as notícias Categorias

29/09/2022Undime

Educação especializada é tema de encontro na região Nordeste

Iniciativa pretende passar por todas as regiões do país

 

O presidente da Undime Paraíba, Michael Lopes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Esperança/ PB participa nos dias 28 e 29 de setembro de 2022 da Reunião Técnica e de Monitoramento das Ações da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação (MEC), realizada em João Pessoa/PB.

O evento tem como foco a região Nordeste do país e durante os dois dias de ação serão realizadas oficinas entre os participantes para a troca de experiências, fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados e municípios, compartilhamento de boas práticas e esclarecimento de dúvidas sobre os sistemas do MEC.

A cerimônia de abertura teve a participação do presidente da seccional paraibana, Michael Lopes da Silva, representando a Undime; do diretor de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Semesp/MEC, Rodrigo Rosso Marques; Vanusa Cavalcante Fernandes, Gerente Executiva de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba; Bianca Nóbrega Meireles, Conselheira do Conselho Estadual de Educação; Rejane Maria de Araújo, Coordenadora da Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa.

Michael falou da necessidade de ações como essa para os municípios do Nordeste, sobretudo na Paraíba, em que boa parte dos secretários municipais de educação são novos e assumiram os cargos no período da pandemia. “Muitos ainda estão se inteirando, por isso é  importante que a Semesp dê esse apoio e suporte, e que siga planejando e colocando em prática o que for tratado aqui neste dois dias”. Além disso, Michael reiterou a urgência de formações acerca das plataformas e sistemas do Ministério da Educação, que muitas vezes apresentam dificuldades no preenchimento de informações, causando tormento para inúmeros municípios brasileiros. 

Esse é o terceiro encontro realizado pela Semesp, que pretende passar por todas as regiões do país abordando o tema da educação especializada com estados e municípios. O primeiro foi no Centro-Oeste e teve Cuiabá como sede; em seguida, Belém foi escolhida para reunir o Norte do Brasil; e o encontro de João Pessoa reúne o Nordeste. O próximo será o da Região Sul, em Foz do Iguaçu; e o encontro da região Sudeste está previsto para o mês de novembro, no Rio de Janeiro.   

 

Fonte: Undime

 


Parceria institucional