Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Conviva Educação celebra 10 anos de existência

Todas as notícias Categorias

30/01/2023Undime

Conviva Educação celebra 10 anos de existência

Lançada em 2013, plataforma da Undime em parceria com institutos e fundações conta atualmente com mais de 43 mil usuários ativos

 

No dia 30 de janeiro de 2013, a Undime, em parceria com um conjunto de 11 instituições e fundações lançou a plataforma Conviva Educação com o objetivo de contribuir com a gestão da educação nas redes municipais de ensino e atuar a serviço de gestores públicos educacionais, facilitando o acesso à informação, conteúdos, formações, documentos e videoconferências, sempre de forma gratuita e segura.

Na ocasião, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do evento de lançamento do ambiente virtual gratuito e inovador, realizado na capital federal com a presença de representantes da Undime, parceiros e convidados. No fim daquele ano, 3.866 municípios já estavam cadastrados no Conviva.

À época, Mercadante destacou a importância para os municípios da tecnologia da informação na área educacional: “A troca de experiências é fundamental na construção de uma cultura de compartilhamento entre os municípios”, disse.

 Então Ministro Aloizio Mercadante, no lançamento do Conviva Educação, em 2013

Passados 10 anos, muita coisa mudou e se aperfeiçoou! E seguimos com o propósito de trabalhar para garantir informação de qualidade e com segurança, proporcionar um espaço para trocas de experiências e formação aos gestores educacionais, bem como um espaço para as secretarias gerirem as diferentes esferas que compõem uma rede municipal de educação. Para marcar a data, lançamos uma logomarca comemorativa que será utilizada durante todo o ano de 2023.

"Estamos felizes em comemorar essa data que, para nós, é tão importante. Temos muito orgulho do Conviva, pois a plataforma foi pensada para facilitar e organizar a gestão das Secretarias Municipais de Educação. Estamos sempre trabalhando para melhorar e oferecer conteúdos que de fato vão suprir as necessidades na ponta, comenta o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

Garcia lembra ainda o papel formador do Conviva Educação e a importância dos conteúdos disponibilizados na galeria de vídeos da plataforma, como também no canal do Youtube. “Se somarmos a quantidade de minutos que temos de gravação no Conviva à qualidade dos conteúdos transmitidos ao longo desses 10 anos, impactamos positivamente milhares de profissionais e, por meio deles, conseguimos impactar a vida de milhões de estudantes das redes municipais de ensino”. 

O Conviva Educação é uma plataforma de gestão gratuita para Dirigentes Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares. Do lançamento oficial até os dias de hoje, 112.952 usuários já se cadastraram e utilizaram a ferramenta que, obrigatoriamente renova os cadastros de quatro em quatro anos, a cada início de gestão municipal. Atualmente, mais de 43.934 usuários estão cadastrados e ativos na plataforma e representam 4.585 municípios brasileiros, que acessam constantemente os conteúdos, as ferramentas e as áreas de trocas de experiências da plataforma.

Para utilizar a plataforma, é necessário trabalhar em uma Secretaria Municipal de Educação ou escola. No entanto, a aprovação do acesso é concedida pela(o) Dirigente Municipal de Educação. Isso porque, prezamos por um ambiente seguro, para que as secretarias gerenciam o uso da plataforma feito por seus usuários. E, vale destacar, que trabalhamos em sintonia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, por isso, garantimos o sigilo dos dados incluídos na plataforma.

Em caso de qualquer dúvida e/ou dificuldade, para auxiliar os usuários, dispomos de uma equipe de suporte remoto que atende por meio de três canais diferentes: Whatsapp, telefone e e-mail.

 Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime;
Anita Stefani, gerente de projetos de educação no Instituto Natura;
e Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime

 Hoje, o Conviva Educação tem seus conteúdos divididos em 12 áreas: alimentação escolar; estrutura e documentação; gestão administrativa; gestão de pessoas; gestão democrática; memorial de gestão; orçamentária e financeira; pedagógica; Plano Municipal de Educação; regime de colaboração; relacionamento entre SME e escolas; e transporte escolar.

Atentos à realidade e ao dia a dia da gestão da educação dos municípios, as ferramentas do Conviva foram se aprimorando ao longo dos anos. Elas representam instrumentos de uso cotidiano para apoiar as Secretarias Municipais de Educação e escolas em diferentes áreas da gestão. Atualmente, a área está dividida em duas partes: ferramentas de trabalho para a equipe da secretaria, com o acesso à agenda, importação do Educacenso, gerenciamento da equipe, planejamento anual entre outros. E as ferramentas para apoiar a gestão da educação, tais como calendário escolar; elaboração de cardápio; contratos e convênios; receitas e despesas; registro de matrículas, escolas e estudantes; cadastro de profissionais; rota do transporte escolar, entre outras.

A plataforma permite, por exemplo, a importação do Censo Escolar, e com esses dados, os gestores podem planejar, implementar e monitorar as políticas públicas nos municípios. Outra ferramenta importante, é a do Memorial de Gestão, que permite o registro das ações das secretarias, a fim de viabilizar um processo transição democrática na troca de governos e apoio para continuidade do planejamento.

O Conviva Educação dispõe de conteúdos com dados sempre recentes, notícias atualizadas diariamente na área Fique Atento e vídeos incluídos na Galeria que proporcionam acesso à informação para quem quer estar sempre atualizado sobre gestão da educação. Essas duas áreas são abertas ao público, isto é, qualquer pessoa pode acessá-la, mesmo que não esteja cadastrada na plataforma.

“Sempre passando por transformações desde a sua fundação, o Conviva Educação, tem em sua gênese uma atuação de extrema relevância no apoio à gestão municipal. Porém, durante o período mais desafiador da história recente de nossa educação pública, na pandemia da covid-19, a plataforma possibilitou, de forma gratuita, que redes de ensino de todo o país acompanhassem as discussões, aprofundamentos e orientações para poderem trabalhar para a aprendizagem de estudantes de todas as etapas e níveis e permitiu que professores e professoras pudessem ter um norte, e muitas vezes até acolhimento para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas e práticas de ensino”, relembra o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

Uma novidade, lançada ainda em 2022, é a área de cursos aberta ao público geral, não só os que estão cadastrados na plataforma ou que estejam vinculados a alguma secretaria ou escola. Isso significa que qualquer pessoa interessada em realizar os cursos oferecidos pelo Conviva pode se inscrever, não é necessário ter cadastro. São dezenas de cursos disponíveis, todos gratuitos, a distância e certificados.

 

Reconhecimento

Nesse tempo de existência, o Conviva também fez a diferença no sentido de promover Ações de Reconhecimento com o objetivo de fomentar o envolvimento das secretarias de educação para organizar as informações do município, gerar melhoria no aprendizado dos estudantes, na infraestrutura das escolas, e promover condições adequadas de trabalho para os profissionais da secretaria de educação e professores. As ações deram oportunidade às Secretarias Municipais de Educação de mostrar para todo o país as práticas de gestão realizadas com o apoio do Conviva. Ao se inscreverem, os participantes também concorriam a cursos, livros e viagens para promover a troca de experiências entre as redes.

Amarísio Saraiva, Dirigente Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul/AC, município que fica a 635 km da capital, Rio Branco, conta que a experiência da rede foi uma das reconhecidas pelo Conviva em 2019.  “Cruzeiro do Sul utiliza a ferramenta todos os dias. O Conviva dá condições aos gestores de ver e ouvir a sua própria rede, quando alimentada corretamente. Aqui no meu município colocamos uma equipe específica para isso. Outra situação que melhorou foi a importação do Educacenso que nos permite ter um panorama maior ao ver nossos dados e a rede de modo geral que nos auxilia no transporte escolar e nas demais situações do dia a dia”, revela.

Amarisio Saraiva, Dirigente Municipal de Educação de Cuzeiro do Sul/ SC,
durante entrevista na 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva  
 

A experiência de Cruzeiro do Sul foi premiada na 4ª Ação de Reconhecimento Conviva, sendo selecionada na categoria “técnica”, em que foi levado em conta o desempenho da equipe no uso da plataforma Conviva e o relato apresentado para a banca de especialistas. À época, o foco do trabalho foi a melhoria da infraestrutura das escolas. Quando a equipe usou a ferramenta de Espaços Escolares da plataforma Conviva para fazer um diagnóstico, notou que era necessário realizar diversas intervenções. “Não se pode pensar em uma educação de qualidade se salas de aula, cantina ou biblioteca não são atrativos: sabemos que os espaços educam”, diz Amarísio Saraiva, que também é presidente da Undime Acre.

Ele conta que antes de usar o Conviva, o levantamento desses dados era feito manualmente, durante as visitas às escolas. Mas com a plataforma, a organização, a agilidade e a precisão passaram a ser maiores.


Parceiros

O Conviva tem como parceiros estratégicos o Itaú Social, Instituto Natura, Porticus, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Instituto Votorantim; como parceiros de mídia a Fundação Roberto Marinho e Canal Futura; e como parceiros técnicos Fundação Telefônica Vivo, Fundação SM, Alana, Todos Pela Educação e UNICEF Brasil.

Acesse convivaeducacao.org.br e conheça a plataforma que está presente gratuitamente na maioria das secretarias municipais de educação do país!

Se você não tem cadastro e gostaria apenas de conhecer o ambiente, clique em “Visitar” e veja uma versão de demonstração.

 

Fonte e fotos: Conviva Educação


Parceria institucional