Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Conae 2024 encerra atividades com a presença do presidente Lula

Todas as notícias Categorias

31/01/2024Undime

Conae 2024 encerra atividades com a presença do presidente Lula

Evento realizado em Brasília, de 28 a 30 de janeiro, debateu o Plano Nacional de Educação (PNE)

 

A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 terminou nesta terça-feira, 30 de janeiro, em Brasília (DF), com a realização da Plenária Final que votou todas as emendas ao Documento-Referência que vai embasar a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

A Plenária Final ocorreu no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB). O último dia também foi marcado pela participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi aclamado pela plateia, composta por 2,5 mil pessosas de todo o Brasil, reunida na capital federal desde o dia 28 de janeiro. O evento teve com o tema "Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O Presidente destacou a importância da participação de toda a comunidade acadêmica e da sociedade na Conae para a construção das políticas educacionais, uma das prioridades do seu governo, ao lado da saúde e da cultura. “A gente sabe que, para a educação dar certo, a gente precisa envolver a comunidade. O pai e a mãe têm de saber a qualidade da aula do seu filho, a qualidade da comida, e o professor tem de ganhar um salário digno, de acordo com a importância da sua profissão, porque ele é importante para educar os nossos filhos, ele merece ganhar um bom salário. Nós faremos todo sacrifício para que a docência volte a ser uma profissão atraente, para que os nossos jovens queiram ser professores”, afirmou.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a comunidade acadêmica esteve reunida na Conferência para defender ideias e projetos educacionais, em uma perspectiva de equidade e inclusão. “A Conae traz de volta a participação popular na tomada das decisões na área da educação e o texto final, aprovado pelos delegados da conferência, será enviado pelo MEC ao Congresso Nacional, por meio de projeto de lei, para debate e aprovação pelos parlamentares. Queremos uma educação que olhe para as crianças, para os jovens, para as desigualdades. Nós só vamos superar esses desafios com a contribuição de cada um de vocês, de cada brasileiro, todos unidos pela educação”, falou.

 

Sobre a Conferência

Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a Conae resultou em proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país, articuladas com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. 

A Undime participou da Conferência representada por Dirigentes Municipais de Educação que foram eleitos delegados nas etapas municipais e estaduais realizadas em todo Brasil em 2023 e pelo presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

 

 

Fonte e fotos: Undime, com informações do Ministério da Educação


Parceria institucional