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04/07/2022Undime

Fórum Extraordinário da Undime Pará reúne, em Belém, centenas de participantes

O tema, desta edição, tratou sobre o regime de colaboração e o desafio de manter a qualidade da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

 

A Undime Pará realizou, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Fórum Extraordinário da seccional, com a temática "O regime de colaboração e o desafio de manter a qualidade da Educação Infantil ao Ensino Fundamental". O evento, realizado na capital paraense, reuniu cerca de 350 participantes entre Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das redes municipais de educação do estado.

Nos dois dias de Fórum, foram debatidos assuntos de interesse das gestões de educação dos municípios, entre eles a educação infantil, com a palestra “O brincar na educação infantil como eixo norteador da prática pedagógica do professor”, ministrada pela professora adjunta da Universidade Federal do Pará, Elizabete Orofino; “Avaliação e sua capacidade transformadora”, por Thereza Penna Firme, educadora e psicóloga, com especial formação acadêmica no campo da avaliação; “Competências socioemocionais na educação integração entre o sentir e o aprender, ministrada pelo neuropsicólogo Eduardo Shinyashiki; “Desafios e novas perspectivas em prol de uma educação transformadora”, fala do professor Sidney Martins, entre outras.

Na cerimônia de abertura, a presidente da Undime Pará e Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA, Cláudia Alaine Gomes Seabra, agradeceu a participação dos 68 municípios que estavam presentes no evento entre os 350 participantes, reforçando a importância da União das secretarias municipais de educação para a melhoria do ensino. Segundo ela, a “Educação não precisa de competição, precisa de união. Os nossos 144 municípios do Pará têm o sonho coletivo de conquistar uma educação de qualidade em nosso estado que tanto clama por atenção, por políticas públicas e trabalho de cada um de nós. Juntos podemos fazer a diferença”.

Um dos assuntos que mais preocupam os Dirigentes Municipais de Educação de todo país foi o tema da palestra do vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, que abordou “O novo FUNDEB e os desafios em sua implantação”. Durante a sua fala, Lima apresentou o panorama do Novo FUNDEB, desde o início de sua tramitação no Congresso Nacional, aprovação e regulamentação, até os dias de hoje, incluindo os aspectos de habilitação para o recebimento da complementação VAAT.

A palestra “Undime fortalecida: abordagem sobre temas de interesse institucional” foi ministrada pelo assessor de projetos da Undime Nacional, Vilmar Klemann. Ainda durante o evento, também foram destinados momentos específicos para apresentações de políticas e programas de interesse dos gestores entre eles: o Programa Aprender Valor que teve uma explanação realizada pelo Banco Central; “Diretrizes da Política de Inovação Educação Conectada e o panorama do PIEC no Estado do Pará”, com a Secretaria de Educação Básica do MEC; o Programa Plano de Ações Articuladas (PAR): ações e encaminhamentos para 2022 foi apresentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O MEC participou, ainda, de apresentação das ações do Programa Brasil na Escola (PBE) e da palestra “A importância do olhar para o Plano de Ações Articuladas como estratégia de planejamento do município, impactando na efetivação dos planos municipais de educação” por meio de representantes da Secretaria de Educação Básica.

A importância dos processos de licitação na gestão da educação e o entendimento do TCM no acompanhamento dos Planos Municipais de Educação e dos Planos de Carreira e Remuneração quanto as suas prestações de conta foi tema da apresentação do Tribunal de Contas dos Municípios/TCM.

A seccional paraense também realizou durante o Fórum Extraordinário a Plenária de Alterações Estatutárias, para adequação e ajustes do Estatuto e, por fim, foi feita a apresentação da Diretoria da UNDIME/Pará, eleita no Fórum virtual, em fevereiro de 2022.

 

 

Fonte: Undime
Fotos: Undime Pará

 

 


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