Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Banco Central quer alavancar projeto de educação financeira para alcançar 22 milhões de estudantes

Todas as notícias Categorias

05/07/2021Undime

Banco Central quer alavancar projeto de educação financeira para alcançar 22 milhões de estudantes

Inscrições de escolas públicas foram prorrogadas e estão abertas até 31 de julho 

O projeto "Aprender Valor", do Banco Central, pretende levar educação financeira para alunos do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país. Para que mais instituições de ensino possam aderir, as inscrições, que seriam até a última quarta-feira (30), foram prorrogadas para 31 de julho.

Até agora, cerca de 1.400 escolas se inscreveram no programa e mais de 10.400 professores foram capacitados. Segundo a autoridade monetária, a iniciativa tem potencial de alcançar 22 milhões de estudantes.
"O conteúdo está todo em nossa plataforma digital, então ele pode ser acessado em qualquer lugar do país sem o custo de deslocamento", ressalta o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Moura.

Dentro do modelo, o tema é levado para sala de aula de forma interdisciplinar e o projeto propõe formas de integrar finanças a outras matérias, como português, artes e matemática. 
"Não fica só na escola, funciona como educação ambiental. A criança aprende e acaba levando para a família, para amigos", destaca o diretor.

O BC elaborou 35 projetos e já disponibilizou 19 deles para as escolas cadastradas. Dentro de cada projeto há o detalhamento de como abordar o assunto em sala, além da metodologia e exercícios.

Como a rotina das escolas foi afetada pela pandemia de Covid-19 e os alunos ainda não voltaram para o formato presencial, alguns projetos foram alterados. "Adaptamos seis deles para serem aplicados em formato online", conta Moura.

A etapa inicial do programa, prevista para terminar em 2022, custará R$ 12 milhões, custeados por fundo do Ministério da Justiça. "Por meio de edital a pasta escolhe projetos para financiar, nós aplicamos e fomos contemplados", explica o diretor.

O BC, contudo, vai tornar o projeto permanente após o fim do financiamento, com recursos próprios.

A ideia é abrir inscrições para as escolas interessadas a cada semestre. Depois de consolidar o programa no ensino fundamental, a autarquia quer ampliar a ação para o ensino médio e para escolas particulares.

O adiamento do prazo final foi uma demanda das escolas, que estão se preparando para o retorno às aulas presenciais. "Tivemos uma procura grande, mas algumas instituições estavam organizando o segundo semestre e pediram mais tempo para adesão", diz o diretor.

Atualmente, escolas de 19 estados e do Distrito Federal participam do projeto. Na etapa piloto, realizada no ano passado, 429 escolas de seis estados participaram da ação. No período, cerca de 1.700 professores foram capacitados. ?

A escola interessada pode acessar o site ou mandar um e-mail para o BC para realizar o cadastro. As secretarias estaduais também podem entrar em contato para incentivar a adesão das instituições.

Uma pesquisa divulgada pelo BC no ano passado mostrou que alunos do ensino médio que receberam aulas de educação financeira usaram menos linhas mais caras.

De acordo com o estudo, o grupo de estudantes que teve acesso à matéria usou 9,03% menos cheque especial e 6,75% menos rotativo do cartão.

Além disso, estudantes que participaram do projeto usaram 5,73% menos cartão de crédito em compras.

A pesquisa foi feita com 25 mil estudantes de 892 escolas públicas em seis estados brasileiros. A autoridade monetária realizou ações de educação financeira durante 17 meses, entre 2010 e 2011. O acompanhamento foi feito até junho de 2019. 

"No projeto, vamos fazer uma avaliação de resultados, que será contínua, para medir os efeitos da ação nas escolas e na vida dos alunos", conta Moura.

Serviço

Projeto Aprender Valor de educação financeira do Banco Central
Quem pode participar: escolas públicas do ensino fundamental de todo o país e secretarias estaduais de educação
Inscriçõesaté 31 de julho
Como se inscrever: pelo site https://aprendervalor.caeddigital.net
Contato: aprendervalor@bcb.gov.br

 

Fonte: Folha de S.Paulo
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/07/bc-quer-alavancar-projeto-de-educacao-financeira-para-alcancar-22-milhoes-de-estudantes.shtml 


Parceria institucional