Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Webinário discute educação durante a pandemia do novo coronavírus

Todas as notícias Categorias

08/04/2020Undime

Webinário discute educação durante a pandemia do novo coronavírus

Organizado pelo Todos Pela Educação, Banco Mundial e CNE, evento digital ocorre nesta quarta (8), às 14h30

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, inúmeras redes estaduais e municipais de ensino suspenderam as aulas em combate à Covid-19. Para garantir que os alunos continuem estudando, Estados e Municípios têm lançado mão de soluções de ensino remoto frente ao cenário emergencial. Para discutir os desafios regulatórios e pedagógicos neste cenário, o Todos Pela Educação, o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Educação (CNE) realizarão, no âmbito da série de debates Diálogos com CNE, o Webinário “A Educação frente à Pandemia”, nesta quarta (8), às 14h30. Também farão parte do encontro representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Como participar

O evento virtual ocorrerá por meio de uma plataforma de reuniões a distância, que comporta um número limitado de participantes. Dado o interesse público no assunto, o debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo público por um canal no YouTube. Para receber detalhes sobre a transmissão em seu email, inscreva-se neste link.

Para acompanhar pelo Youtube, clique aqui.

Conheça os palestrantes

Cecilia Motta, Presidente do Consed

É secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Pedagogia, com habilitações em Supervisão e Administração Escolar, pela Universidade do Oeste Paulista; Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista; Graduada em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente. Foi secretária municipal de Educação no município de Campo Grande-MS entre 2005 e 2012; Presidente da Undime Estadual do MS, entre 2009 e 2012; Vice-presidente da Undime Nacional entre 2011-2012.

Ildo Lautharte, Economista pro Banco Mundial

É economista do Banco Mundial na área de Educação. Tem doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge. Foi pesquisador associado nas áreas de Educação e Saúde na University College London, onde lecionou e participou de estudos de políticas públicas em países asiáticos. Como economista do Banco Mundial, trabalha com a implementação de políticas educacionais na primeira infância e avaliação de impacto.

João Marcelo Borges

É diretor de estratégia política do Todos Pela Educação. É graduado em Economia e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e possui um Mestrado em Economia Política Internacional pela London School of Economics. Foi especialista em Educação e consultor sênior em Educação no Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre 2011 e 2017, bem como especialista em inovação na mesma organização em 2018. Entre 2008 e 2011, prestou consultoria ao Banco Mundial, UNESCO, PNUD, bem como a empresas, ONGs e fundações privadas no Brasil e em outros países. Antes, foi também assessor especial na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 1999 e 2001, e coordenador de gestão estratégica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, entre 2005 e 2007.

Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime

É formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2000), tem mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2015). Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor e coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas de Paranaíba (Fipar). E, atualmente, é coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), de Pereira Barreto. Tem experiência acadêmica nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Linguagem Jurídica e Comunicação e Expressão. Atualmente exerce a função de Secretário Municipal da Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Luiz Roberto Liza Curi, Presidente do CNE

É sociólogo e doutor em economia pela Universidade de Campinas - Unicamp. Pesquisador em Políticas Públicas e analista de ciência e tecnologia do CNPq. Conselheiro desde 2012 do Conselho Nacional de Educação, onde atualmente é o Presidente. Membro do Conselho Superior da CAPES e membro do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IPHAN). Foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelos exames de avaliação no ensino básico e superior no Brasil. Foi Diretor Geral do Departamento de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e membro dos Comitês de Avaliação da OEA e Mercosul. Foi Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo e membro do Conselho Superior da Unicamp.

Pablo Acosta, coordenador de desenvolvimento humano do Banco Mundial para o Brasil

É Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos) e um Mestrado em Economia pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Pablo começou no Banco Mundial como Jovem Profissional em 2008 e trabalhou como economista em três regiões: América Latina e Caribe, África, e Leste da Ásia e Pacífico. Antes do Banco Mundial, Pablo trabalhou no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Ministério da Economia da Argentina, e na Fundação para a Pesquisa Econômica da América Latina (FIEL). Suas principais áreas de especialização são proteção social, políticas trabalhistas, migração e desenvolvimento de habilidades.

Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação

É presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government e aluna destaque 2014/2015. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundação Itaú Social, do Instituto Singularidades, do CEIPE/FGV e do Diversa do Instituto Rodrigo Mendes e do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Fonte: Todos pela Educação

https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Webinario-discute-Educacao-durante-a-pandemia-do-novo-coronavirus 


Parceria institucional