Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime realiza estudo sobre perfil dos Dirigentes Municipais de Educação

Todas as notícias Categorias

09/06/2021Undime

Undime realiza estudo sobre perfil dos Dirigentes Municipais de Educação

Pesquisa vai investigar, entre outros aspectos, a formação dos gestores responsáveis pela educação dos municípios

 

Com o objetivo de conhecer  o perfil dos Dirigentes Municipais de Educação (DME) que assumiram as secretarias municipais de educação em 2021, a Undime realiza pesquisa que irá mapear dados sociodemográficos, remuneração, formação, experiência profissional, e outros aspectos da gestão.

Esta é a terceira edição do estudo realizado de quatro em quatro anos, a cada início de gestão nas secretarias municipais de educação. Em 2021, a pesquisa tem o apoio técnico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O questionário é individual e deve ser respondido pelo Dirigente Municipal de Educação até 30 de julho de 2021 (sexta-feira). Com o objetivo de alcançar as respostas dos gestores da educação dos 5.568 municípios do país, as seccionais da Undime irão encaminhar o login e senha de acesso a cada respondente. Caso não tenha recebido, a recomendação é entrar em contato com a Undime em seu estado para solicitar a participação no estudo.  Clique aqui para fazer contato com a Undime de seu estado.

A pesquisa foi lançada oficialmente durante reunião do Colegiado Undime, no dia 8 de junho, que contou com a presença das presidências estaduais, membros da diretoria executiva nacional, dos secretários e secretárias executivas da Undime de todos os estados e representantes do CAEd.

De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, a partir da consolidação das respostas obtidas, será possível conhecer o perfil dos dirigentes que estão à frente das secretarias municipais de educação e, assim, planejar ações que contribuam para a formação continuada dos gestores, produção e disseminação de informações.

“Com essa ação a Undime terá subsídios para contribuir com o trabalho dos responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública, de forma a proporcionar a melhoria do ensino e, assim, conquistar a educação pública com qualidade social que nossos estudantes merecem em todos os municípios brasileiros”.

O último estudo foi realizado em 2017, na época houve uma renovação de cerca de 80% dos titulares da pasta nos municípios (clique e conheça).

Pesquisa realizada realizada pela Undime, em janeiro de 2021, apurou que pouco 53% dos 3.672 municípios respondentes iniciaram novas gestões em janeiro de 2021.

Passo a passo para responder ao questionário

  • Entre no site: https://plataformaundime.caeddigital.net/
  • Em seguida, clique no botão “Acessar a plataforma”.
  • Insira o usuário e senha.
  • Clique no botão “Entrar”.
  • Responda ao questionário. É importante salientar que é necessário responder todas as questões para que possa habilitar o botão “Salvar”.
  • Caso tenha respondido e ainda assim não tiver terminado, verifique as respostas às perguntas do campo EXPERIÊNCIA. Estas devem deve conter no máximo 2 caracter(es) e são aceitos somente números.
  • Confira se todas as perguntas foram respondidas.
  • Salve.

 

Fonte: Undime

Última atualização 19 de julho às 18h26


Parceria institucional