Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de seminário sobre o futuro da educação

Todas as notícias Categorias

17/11/2022Undime

Undime participa de seminário sobre o futuro da educação

Evento da Andifes pretende estimular o debate entre academia e sociedade

Nos dias 17 e 18 de novembro a Undime marca presença no Seminário “A Educação no Futuro”, realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é estimular a reflexão  na academia e na sociedade, envolvendo educação básica, superior, profissional, pública e privada, com a necessidade de participação de atores que vivenciam a educação da pré-escola à pós-graduação e a ciência e tecnologia no dia a dia para pensar, debater e propor ideias sobre o ensino superior, os profissionais do futuro, a expansão, inclusão, desenvolvimento e qualidade do ensino superior, a ciência, tecnologia, inovação e a relação com a sociedade.

A Undime está representada pela Dirigente Municipal de Belém/PA, Márcia Mariana Bittencourt Brito, que participou da mesa-redonda “A educação e os profissionais do futuro”, ao lado de Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A medicação do debate foi do professor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante a sua fala, Márcia abordou a importância de se aproximar a educação básica da educação superior e pensar nas políticas públicas de formação e valorização dos professores, formação permanente e nos indicadores do Plano Nacional de Educação, que foi muito debatido, sobretudo quando se compara o prazo do fim da vigência com o número de metas que ainda não foram cumpridas.

“A educação básica e superior caminham juntas e precisam estreitar cada vez mais os laços dos nossos municípios com as Universidades e Institutos Federais. É muito importante para nós, enquanto Undime, participar de um evento como esse tão provocativo, pois não dá pra falar da educação do futuro sem abordar os problemas que a gente vivencia no momento presente. Queremos cada vez mais a educação básica pensando em novas tecnologias, robótica, energias sustentáveis e naquilo que tem importância para o mundo do trabalho. Na educação formamos cidadãos e pessoas que possam ser inseridas no mundo do trabalho”, explica.

 

Fonte: Undime 
Foto: Divulgação


Parceria institucional