Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Divulgados novos resultados do Erce 2019

Todas as notícias Categorias

17/12/2021Undime

Divulgados novos resultados do Erce 2019

Módulo de habilidades socioemocionais revela que 16 países da América Latina e Caribe respeitam a diversidade. Dados foram divulgados nesta quinta (16)

s estudantes do 7º ano do ensino fundamental de 16 países da América Latina e Caribe responderam à pesquisa do módulo de habilidades socioemocionais do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019. As perguntas apresentadas aos estudantes indagavam sobre a disposição para se relacionar com grupos diferentes dos seus (abertura à diversidade), a capacidade de se autorregular ao realizar atividades acadêmicas (autorregulação escolar) e a habilidade de se colocar no lugar do outro (empatia). O objetivo da pesquisa era observar áreas fundamentais para o desenvolvimento integral do estudante.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 16 de dezembro, pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago. O evento de lançamento dos resultados foi virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Unesco Santiago no YouTube, e contou com tradução simultânea para o português. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo planejamento e a operacionalização do Erce no Brasil.

Resultados – Os resultados do estudo revelam que 85% dos alunos da América Latina e Caribe declararam respeitar a diversidade, apresentando capacidade de se relacionar com colegas de diferentes origens e culturas.

A maioria dos alunos que participaram da pesquisa também considera que tem capacidade de regular, de forma efetiva, as próprias emoções, os pensamentos e os comportamentos durante a experiência de aprendizagem. Ao todo, 74% dos alunos responderam que sempre ou quase sempre cumprem as regras da escola, pedem ajuda quando não sabem o que fazer, entre outros fatores voltados para a aprendizagem.

Quando o assunto é empatia, 55% declararam que têm habilidade para compreender a perspectiva do outro e de se sensibilizar com emoções dos colegas.

O módulo de habilidades socioemocionais foi aplicado, pela primeira vez, no Erce 2019 e é considerado uma inovação do ciclo atual dos estudos do LLECE, com a disponibilização de informações sobre o estado de desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais.

Participaram da pesquisa os seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Mesa redonda – O evento também contou com duas mesas redondas, em que especialistas educacionais debateram os seguintes temas: “Como os resultados do Erce 2019 contribuem para a melhoria das habilidades socioemocionais e para uma agenda regional de avaliação?” e “Ensino e aprendizagem das habilidades socioemocionais: qual é o papel dos docentes e como os resultados do Erce 2019 retroalimentam o trabalho em sala de aula?”.

Participação – Participaram do evento: Stefania Giannini, subdiretora-geral de Educação da Unesco; Youssouf Abdel-Jelil, diretor regional adjunto da Unicef para América Latina e Caribe; Claudia Uribe, diretora da OREALC/Unesco Santiago; Carlos Henríquez, coordenador do LLECE; e Jorge Manzi, diretor do Centro de Medida MIDE UC. Além desses, estiverem presentes autoridades governamentais.

Erce — Realizado periodicamente desde 1997, o estudo é direcionado aos países da América Latina e Caribe, com o objetivo de monitorar os avanços na aprendizagem dos estudantes da região. O Brasil participa desde a primeira edição. Os dados apurados pelo Erce são evidências sobre os desempenhos de aprendizagem e os fatores associados que os explicam. Esses resultados possibilitam orientar as políticas públicas educacionais dos países envolvidos, fortalecendo a qualidade e a equidade da educação.

Assista à transmissão do evento de lançamento dos resultados do módulo de habilidades socioemocionais do Erce 2019 (Tradução simultânea para o português)

Confira a “Análise de contexto e estado da arte da medição de habilidades socioemocionais na América Latina e no Caribe” (Espanhol)

Veja o arquivo sobre “Habilidades socioemocionales. Empatía, apertura a la diversidad y autorregulación escolar en estudiantes de sexto grado de América Latina y el Caribe” (Espanhol)

Acesse o resumo executivo dos resultados regionais (em espanhol)

Apresentação dos resultados de desempenhos de aprendizagem (em espanhol)

Apresentação dos resultados de fatores associados (em espanhol)

Saiba mais sobre o Erce

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-novos-resultados-do-erce-2019 


Parceria institucional