Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Custo da reabertura de creches e pré-escolas no contexto da Covid-19 é tema de videoconferência

Todas as notícias Categorias

21/09/2020Undime

Custo da reabertura de creches e pré-escolas no contexto da Covid-19 é tema de videoconferência

Debate online será realizado na próxima quinta-feira (24)

A pandemia do novo coronavírus vem trazendo impactos significativos para a sociedade brasileira. Como parte das medidas de distanciamento social, as escolas de educação infantil foram fechadas em março em todo o país. O fechamento das unidades educativas pegou a todos de surpresa, trazendo um cenário desafiador a gestores, professores e famílias. Por isso, o retorno às atividades deve ser planejado com muita cautela.

Com o objetivo de apoiar as redes públicas de educação infantil de todo o país, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lançou em julho o documento “Como voltar às atividades na educação infantil?”, em parceria com Undime, Consed e Fundação Itaú Social. Dando sequência a este trabalho, será lançado o estudo “Custo da reabertura de creches e pré-escolas públicas no contexto da Covid-19”, em parceria com a Undime. O material traz uma estimativa dos gastos públicos para a retomada considerando os protocolos necessários apresentados na publicação anterior, além de uma planilha inteligente para que as redes municipais possam calcular seus custos adicionais para o retorno.

Com o objetivo de apresentar o estudo, será realizada videoconferência na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 16 horas (horário de Brasília). A transmissão será pelo canal da plataforma Conviva Educação no Youtube e aberta a todos os interessados.

Participam do debate:

- Luiz Miguel Martins Garcia

É professor, possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e mais de 30 anos de sala de aula do Ensino Fundamental ao Superior. Atualmente exerce a função de Dirigente Municipal da Educação de Sud Mennucci (SP) e é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Tem se dedicado nos últimos anos à Formação Crítica de Professores e Gestores e às questões da Educação Infantil.

- Paula Pereda

Professora associada do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo e coordenadora do estudo. Foi professora visitante da Yale University e professora titular da Fundação Armando Alvares Penteado. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo, atua com pesquisa em temas de economia aplicada e é membro do grupo de pesquisa das EconomistAs.

- Luciana Becker

É médica graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e especialização em Infectologia Pediátrica e Infecção em Imunodeprimidos pela mesma instituição. Atua nos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

- Eduardo Marino

Eduardo Marino é Diretor da área de Conhecimento Aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, onde atua desde 2011, tendo sido responsável por estruturar a área de avaliação e pesquisa, assim como o portfólio de inovação em primeira infância. É mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, possui formação em avaliação de programas da Western Michigan University e experiência como avaliador de programas sociais nas áreas de sustentabilidade, educação e desenvolvimento da primeira infância.

Para assistir à videoconefrência é só acessar https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia no dia 24/9, às 16 horas.


Parceria institucional