25/11/2015 Undime AC
Dando continuidade ao trabalho sobre a discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, na última sexta-feira, dia 20.11.2015, a Comissão Estadual da BNCC do Acre, representada pelas professoras Elisabete Carvalho de Melo, Maria da Conceição Borges de Lima (MIEIB/FAEI), Maria Izauníria Nunes da Silva(UNDIME/AC) e Maria de Nazaré Pereira Rodrigues(SEE) participaram de mais um encontro para dialogar com os formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC dos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujarí, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Santa Rosa e Xapuri.
O encontro foi realizado no auditório do Bloco de Ciências da Natureza – na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.
Professora Izauníria, representante da UNDIME/AC na Comissão Estadual da BNCC
Como os formadores já haviam participado dos encontros de Mobilização para discussão do documento da BNCC, no mês passado, o diálogo agora foi para divulgar o trabalho da Comissão Estadual, prorrogação do prazo para contribuição no portal da BNCC, proposta para o Dia de Mobilização da BNCC (02.12), alteração no cronograma Nacional e problemas relacionados ao cadastro no portal da Base.
A professora Nazaré reafirmou a importância da contribuição para a elaboração do documento e que a consulta pública é uma forma democrática dessa participação e contribuição.
Informou que nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, estará participando de um seminário em Belo Horizonte, evento cujo objetivo é definir as diretrizes para as próximas etapas do trabalho de revisão dos documentos preliminares da BNC. O referido seminário contará com a apresentação dos primeiros dados advindos da consulta via Portal, além dos informes das reuniões com os especialistas externos ao processo de elaboração da BNC que estarão acontecendo ao longo dos meses de novembro e dezembro. Também será um momento para compartilhar os relatos das reuniões, encontros e seminários realizados nos Estados e municípios.
Informou também que no dia 26 de outubro participou da reunião com os especialistas externos de Língua Portuguesa, momento em que todos através de seus pareceres críticos contribuíram para ajustar e melhorar o documento. Essa mesma reunião já aconteceu para análise critica do documento de Matemática e já está agendada a reunião com os especialistas de História.
Professora Nazaré, Coordenadora local do PNAIC e representante da SEE no grupo de especialistas de LP – Ensino Fundamental I, Área de Linguagens.
A representante do MIEIB, professora Maria da Conceição Borges socializou discussões realizadas pelo grupo da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e fez algumas considerações com relação ao brincar, o jogo simbólico na Educação Infantil, pois, considera a necessidade de maior relevância, vez que é fundamental no trabalho com a criança pequena.
"Na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, defendemos o brincar, o jogo simbólico como parte integrante da BNCC, tendo em vista que a criança ingressa nessa etapa da Educação Básica aos (06) seis de idade e, ainda em fase de consolidação de alguns processos iniciados na Educação Infantil. Por isso, é muito importante que todos estudem o documento e façam suas contribuições."
Elisabete Carvalho e Conceição Borges, representantes do MIEIB na Comissão Estadual
Além disso, as professoras aproveitaram para falar sobre a Comissão Municipal que foi instituída em cada município para articular, coordenador o processo de discussão do documento preliminar da BNCC em parceria com a Comissão Estadual.
A formadora do PNAIC e Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação de Acrelândia, professora Mary Scharla Schultz Dutra, informou que: “No município de Acrelândia, as escolas já foram mobilizadas e que estão estudando o documento preliminar da BNCC para fazerem suas contribuições e participarem das discussões que serão organizadas pela Comissão Municipal.”
Além de Acrelândia outros municípios do Acre, como Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Xapuri já estão com as discussões avançando nas escolas.
Da assessoria de Comunicação da UNDIME/AC
Dando continuidade ao trabalho sobre a discussão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, na última sexta-feira, dia 20.11.2015, a Comissão Estadual da BNCC do Acre, representada pelas professoras Elisabete Carvalho de Melo, Maria da Conceição Borges de Lima (MIEIB/FAEI), Maria Izauníria Nunes da Silva(UNDIME/AC) e Maria de Nazaré Pereira Rodrigues(SEE) participaram de mais um encontro para dialogar com os formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC dos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujarí, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Santa Rosa e Xapuri. O encontro foi realizado no auditório do Bloco de Ciências da Natureza – na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. Professora Izauníria, representante da UNDIME/AC na Comissão Estadual da BNCC Como os formadores já haviam participado dos encontros de Mobilização para discussão do documento da BNCC, no mês passado, o diálogo agora foi para divulgar o trabalho da Comissão Estadual, prorrogação do prazo para contribuição no portal da BNCC, proposta para o Dia de Mobilização da BNCC (02.12), alteração no cronograma Nacional e problemas relacionados ao cadastro no portal da Base. A professora Nazaré reafirmou a importância da contribuição para a elaboração do documento e que a consulta pública é uma forma democrática dessa participação e contribuição. Informou que nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, estará participando de um seminário em Belo Horizonte, evento cujo objetivo é definir as diretrizes para as próximas etapas do trabalho de revisão dos documentos preliminares da BNC. O referido seminário contará com a apresentação dos primeiros dados advindos da consulta via Portal, além dos informes das reuniões com os especialistas externos ao processo de elaboração da BNC que estarão acontecendo ao longo dos meses de novembro e dezembro. Também será um momento para compartilhar os relatos das reuniões, encontros e seminários realizados nos Estados e municípios. Informou também que no dia 26 de outubro participou da reunião com os especialistas externos de Língua Portuguesa, momento em que todos através de seus pareceres críticos contribuíram para ajustar e melhorar o documento. Essa mesma reunião já aconteceu para análise critica do documento de Matemática e já está agendada a reunião com os especialistas de História. Professora Nazaré, Coordenadora local do PNAIC e representante da SEE no grupo de especialistas de LP – Ensino Fundamental I, Área de Linguagens. A representante do MIEIB, professora Maria da Conceição Borges socializou discussões realizadas pelo grupo da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e fez algumas considerações com relação ao brincar, o jogo simbólico na Educação Infantil, pois, considera a necessidade de maior relevância, vez que é fundamental no trabalho com a criança pequena. "Na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, defendemos o brincar, o jogo simbólico como parte integrante da BNCC, tendo em vista que a criança ingressa nessa etapa da Educação Básica aos (06) seis de idade e, ainda em fase de consolidação de alguns processos iniciados na Educação Infantil. Por isso, é muito importante que todos estudem o documento e façam suas contribuições." Elisabete Carvalho e Conceição Borges, representantes do MIEIB na Comissão Estadual Além disso, as professoras aproveitaram para falar sobre a Comissão Municipal que foi instituída em cada município para articular, coordenador o processo de discussão do documento preliminar da BNCC em parceria com a Comissão Estadual. A formadora do PNAIC e Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação de Acrelândia, professora Mary Scharla Schultz Dutra, informou que: “No município de Acrelândia, as escolas já foram mobilizadas e que estão estudando o documento preliminar da BNCC para fazerem suas contribuições e participarem das discussões que serão organizadas pela Comissão Municipal.” Além de Acrelândia outros municípios do Acre, como Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Xapuri já estão com as discussões avançando nas escolas. Da assessoria de Comunicação da UNDIME/AC