28/02/2016 Undime AC
Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016, a UNDIME/AC, participou da reunião técnica com a equipe de Coordenação de Formação Continuada de Professores da Secretaria de Educação Básica/MEC e representantes das Secretarias Estaduais de Educação e das Seccionais da UNDIME, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo iniciado na reunião que aconteceu em Manaus, no início do mês e apresentar as diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC) para a região Norte.
O novo ciclo do PNAIC para este ano, tem três eixos de atuação que visam reduzir os níveis de analfabetismo e baixo letramento. O primeiro eixo prevê o fortalecimento das estruturas de gestão em nível estadual, regional e municipal. Agora, além da figura do Coordenador Estadual da instituição de ensino superior e do coordenador local(em cada município), haverá um coordenador estadual pela Secretaria Estadual de Educação e Coordenadores Regionais (o número será estabelecido pela quantidade de regionais de cada estado) para garantir uma maior efetividade do programa.
Em cada estado também, será constituído um Comitê Gestor, formado por representantes da Secretaria Estadual de Educação e da seccional da Undime, com a participação das Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação do programa. O Comitê será o responsável pela elaboração e apresentação em prazo estabelecido, o plano de formação de professores de seu estado, o qual, deverá considerar diretrizes pedagógicas vinculadas às políticas de formação das redes de ensino.
O segundo eixo está voltado a formação continuada de professores. Eles receberão materiais de apoio pedagógico, produzidos pelo de seu próprio Estado(se assim o Comitê decidir) em parceria com instituições de ensino superior, ou materiais produzidos em comum acordo com os Estados da Região Norte. Para essa ação, o MEC participará qualificando e dando apoio à impressão de tais materiais.
Segundo o Secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, presente na abertura da reunião, ” há um esforço do MEC para que os programas Mais Educação, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e PNAIC conversem entre si para que a formação continuada do professor seja uma ação permanente e integrada. É preciso dar mais suporte ao professor. Precisamos também verificar quais estados, municípios têm boas experiências com alfabetização e letramento que podem contribuir com os outros que estão iniciando o processo ou que ainda não tiveram o sucesso esperado.”
O terceiro eixo de atuação do PNAIC trata da valorização e o reconhecimento de escolas e profissionais mais empenhados com a evolução dos resultados da alfabetização. Estabelece apoio a unidades de ensino com maior dificuldade na superação do analfabetismo e do baixo letramento de seus alunos.
Durante o evento, os representantes de cada Estado tiveram a oportunidade de apresentar o processo de monitoramento do PNAIC em seus Estados e, no último dia(26.02), equipes dos Estados; Bahia, Ceará e Pernambuco foram convidados pela Coordenação do PNAIC para socializar experiências de trabalho com programas de alfabetização, sistema de avaliação próprio e monitoramento do PNAIC, no intuito ajudar, apoiar, servir de referência para os Estados que ainda encontram dificuldades para execução do Programa.
O Norte e o Nordeste são as duas regiões que terão financiamento do material pedagógico do PNAIC pelo MEC, via Plano de Ações Articuladas(PAR), o qual será aberto no mês de março.
Para participar desse novo ciclo do PNAIC, os prefeitos terão que assinar o Termo de Compromisso, que será enviado a todos os municípios brasileiros.
Da Assessoria de Comunicação da UNDIME/AC
Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016, a UNDIME/AC, participou da reunião técnica com a equipe de Coordenação de Formação Continuada de Professores da Secretaria de Educação Básica/MEC e representantes das Secretarias Estaduais de Educação e das Seccionais da UNDIME, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo iniciado na reunião que aconteceu em Manaus, no início do mês e apresentar as diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(PNAIC) para a região Norte. O novo ciclo do PNAIC para este ano, tem três eixos de atuação que visam reduzir os níveis de analfabetismo e baixo letramento. O primeiro eixo prevê o fortalecimento das estruturas de gestão em nível estadual, regional e municipal. Agora, além da figura do Coordenador Estadual da instituição de ensino superior e do coordenador local(em cada município), haverá um coordenador estadual pela Secretaria Estadual de Educação e Coordenadores Regionais (o número será estabelecido pela quantidade de regionais de cada estado) para garantir uma maior efetividade do programa. Em cada estado também, será constituído um Comitê Gestor, formado por representantes da Secretaria Estadual de Educação e da seccional da Undime, com a participação das Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação do programa. O Comitê será o responsável pela elaboração e apresentação em prazo estabelecido, o plano de formação de professores de seu estado, o qual, deverá considerar diretrizes pedagógicas vinculadas às políticas de formação das redes de ensino. O segundo eixo está voltado a formação continuada de professores. Eles receberão materiais de apoio pedagógico, produzidos pelo de seu próprio Estado(se assim o Comitê decidir) em parceria com instituições de ensino superior, ou materiais produzidos em comum acordo com os Estados da Região Norte. Para essa ação, o MEC participará qualificando e dando apoio à impressão de tais materiais. Segundo o Secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, presente na abertura da reunião, ” há um esforço do MEC para que os programas Mais Educação, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e PNAIC conversem entre si para que a formação continuada do professor seja uma ação permanente e integrada. É preciso dar mais suporte ao professor. Precisamos também verificar quais estados, municípios têm boas experiências com alfabetização e letramento que podem contribuir com os outros que estão iniciando o processo ou que ainda não tiveram o sucesso esperado.” O terceiro eixo de atuação do PNAIC trata da valorização e o reconhecimento de escolas e profissionais mais empenhados com a evolução dos resultados da alfabetização. Estabelece apoio a unidades de ensino com maior dificuldade na superação do analfabetismo e do baixo letramento de seus alunos. Durante o evento, os representantes de cada Estado tiveram a oportunidade de apresentar o processo de monitoramento do PNAIC em seus Estados e, no último dia(26.02), equipes dos Estados; Bahia, Ceará e Pernambuco foram convidados pela Coordenação do PNAIC para socializar experiências de trabalho com programas de alfabetização, sistema de avaliação próprio e monitoramento do PNAIC, no intuito ajudar, apoiar, servir de referência para os Estados que ainda encontram dificuldades para execução do Programa. O Norte e o Nordeste são as duas regiões que terão financiamento do material pedagógico do PNAIC pelo MEC, via Plano de Ações Articuladas(PAR), o qual será aberto no mês de março. Para participar desse novo ciclo do PNAIC, os prefeitos terão que assinar o Termo de Compromisso, que será enviado a todos os municípios brasileiros. Da Assessoria de Comunicação da UNDIME/AC