Você está aqui: Página Inicial > Undime na mídia > Weintraub defende entregar merenda aos pais, mas estados pedem repasse pelo Bolsa Família

Todas as notícias Categorias

23/03/2020Undime

Weintraub defende entregar merenda aos pais, mas estados pedem repasse pelo Bolsa Família

Circulação restrita é impedimento para ideia do ministro; uso do programa de renda requer mudança na lei

 (Foto: Zo Guimarães, FolhaPress)

O desafio de manter o fornecimento de merenda escolar a alunos pobres durante a crise de coronavírus causou novo atrito entre o ministro Abraham Weintraub (Educação) e secretários estaduais.

Parte dos estudantes depende da alimentação distribuída nos colégios. Para conter o avanço da Covid-19, todos os estados já suspenderam as aulas.

Em postagem em redes sociais, no sábado (21), Weintraub afirmou buscar uma solução para o problema com os secretários de Educação.

Segundo o ministro, a saída mais indicada é a distribuição de kits com merenda pelas escolas. A medida, porém, já foi descartada por dirigentes por causa da restrição de circulação nas cidades.

O Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) fechou consenso para que os recursos de merenda escolar sejam destinados para alunos beneficiários do Bolsa Família.

A deputada Professora Dorinha (DEM-TO) já redige um projeto de lei para permitir, de modo temporário, o uso do cadastro do programa social, após tratativas com a entidade.

(...)

As medidas relacionadas ao coronavírus têm sido discutidas em um comitê temático que envolve MEC, Consed, Undime (órgão que reúne secretários municipais de Educação) e outras entidades. Esse grupo também tem se debruçado sobre o calendário escolar.

Os conselhos de Educação de estados como São Paulo e Santa Catarina já editaram regras para substituir aulas presenciais por atividades a distância na educação básica.

Essas medidas vão no sentido de considerar 800 horas horas de atividades escolares obrigatórias, sem levar em conta a necessidade de cumprir os 200 dias letivos de aulas presenciais.

O desafio é garantir ensino e aprendizagem a todos os alunos, principalmente aos que não têm computador ou internet em casa. Alunos mais novos, de educação infantil e alfabetização, teriam ainda maior dificuldade.

A interlocutores Weintraub tem dito que 2020 será um ano atípico e atividades não presenciais serão aceitas para cumprir o ano letivo, em detrimento da obrigatoriedade dos 200 dias.

Avaliações federais, como o Enem, estão mantidas até agora.

O tema ainda está em aberto, mas a tendência entre os secretários é que não haja previsão de reposição de aulas e a educação a distância seja a solução.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, diz que é necessário buscar mecanismos para garantir a o acesso à totalidade do alunos.

"Corremos o risco de aumentar ainda mais o fosso da desigualdade, com reflexos para os outros anos", afirmou.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Fonte: Folha de S. Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/weintraub-defende-entregar-merenda-aos-pais-mas-estados-pedem-repasse-pelo-bolsa-familia.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw 


Parceria institucional