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01/04/2020Undime

Undime se reúne com a Secretaria de Alfabetização do MEC para tratar do programa Tempo de Aprender

Grupo de Trabalho composto pela Undime, Consed e Sealf deve ser instituído para discutir a elaboração das normativas do programa

A Undime participou, na tarde desta terça-feira (31), de reunião com a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC) para discutir sobre o programa Tempo de Aprender. O Consed também participou da reunião que aconteceu por videoconferência, em função das medidas de isolamento causadas pelo coronavírus.

A reunião aconteceu por solicitação da Undime e do Consed e contou com a participação do presidente Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci (SP); Alessio Costa Lima, DME Alto Santo (CE), pela Região Nordeste; Carlos de Souza Lobo, DME de Vianópolis (GO), pela Região Centro-Oeste; Bartolomeu Moura Junior, DME de Palmeirópolis (TO), pelo Norte; Andréa Pereira da Silva, DME de Oliveira (MG), pelo Sudeste; Patrícia Lueders, DME de Blumenau (SC), pela Região Sul; e Maria Edineide de Almeida Batista, assessora institucional.

O encontro teve por objetivo esclarecer as dúvidas da Undime em relação ao programa. "Temos muitas dúvidas operacionais a respeito do programa, como se dará no dia a dia da sala de aula. Ele [Tempo de Aprender] chega já com o ano em curso e, geralmente, trabalhamos o detalhamento e normativos no período que antecede as aulas para que possamos planejar. Como executar? Quais são as responsabilidade? Como se dará o processo de financiamento? Quais são as garantias? Não temos respostas a essas perguntas. Gostaríamos de um detalhamento a esse respeito", disse o presidente da Undime.

Para esclarecer as dúvidas, a equipe da Sealf junto ao secretário Carlos Nadalim, apresentou o programa Tempo de Aprender de maneira detalhada, isto é, os quatro eixos norteadores do programa bem como a implementação de cada ação.

O Tempo de Aprender é o programa de alfabetização do MEC, lançado em fevereiro deste ano. Voltado para o aperfeiçoamento de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental, a iniciativa foi instituída pela Portaria Nº 280, de 19 de fevereiro de 2020. De acordo com Nadalim, o programa conta com mais de 2 mil pedidos de adesão e contabiliza mais de 20 mil inscritos na formação online de que trata o Eixo 1 (Formação continuada de profissionais da alfabetização).

Na última quinta-feira (26), o MEC anunciou que as inscrições para adesão ao Tempo de Aprender foram prorrogadas e podem ser realizadas até 30 de abril. Saiba mais aqui.

A reunião tratou dos quatro eixos do Tempo de Aprender. São eles:

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização
Eixo 2: Apoio pedagógico para a alfabetização
Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização
Eixo 4: Valorização dos profissionais de alfabetização

A proposta do MEC é criar um Grupo de Trabalho (GT) com a participação da Undime e do Consed para que as instituições possam, juntas, contribuir com a elaboração das normativas do programa que ainda precisam ser definidas.

O presidente da Undime Região Nordeste, parabenizou a Sealf por esse momento e pela proposta de criar o GT, que ele considera necessária. Além disso, Alessio afirmou que, em que pese a maior parte das matrículas da Educação Infantil estarem concentradas nos municípios, a participação do Consed nessas discussões é essencial.

Para Alessio, a questão mais complexa em relação as ações do programa é a constituição da rede de formação/multiplicadores, prevista em algumas ações. "Entendemos que o melhor formato é usar a parceria com a estrutura do estado. O ideal é alinhar com as estruturas já existentes nos estados, isso vai deixar fluir ainda mais". Ele ressaltou também a importância de se definir o perfil desses formadores e qual é o quantitativo desses profissionais que vão constituir o que a Portaria denomina de “um modelo de multiplicadores”.

O secretário de Estado da Educação de Pernambuco, representante do Consed, concordou que a maior parte dos estudantes do ciclo de alfabetização realmente está nos municípios, mas afirmou que hoje é uma prioridade para vários estados estar junto e entender a importância dessa discussão. "O GT vai permitir que possamos fazer uma construção no sentido de apoiar o maior número de municípios. Tem municípios muito carentes, que precisam desse apoio. Para aqueles que têm projetos, que seja possível essa flexibilidade para unir o que já tem em andamento com o que está sendo trazido pelo Tempo de Aprender. Quanto mais o MEC estiver próximo, maior a chance das políticas darem certo", aifrmou ele.

Sobre os eixos e ações do Tempo de Aprender

O presidente da Undime Nordeste, ponderou ainda que para que um programa dessa envergaruda, como o Tempo de Aprender, possa funcionar bem, é necessário criar uma rede estrtuturada de articulação, formação e gestão, além de aliar a formação online com a formação presencial. "Geralmente funciona num efeito em cascata", afirmou Alessio.

O representante do Consed concordou e acrescentou que o modelo de formação em cascata é uma prática frequente utilizada. "Isso não desmerece ou diminiu o interesse em termos a formação a distância, mas a formação presencial é muito interessante. O Tempo de Aprender vem para apoiar naquilo que for mais importante para a rede".

O secretário da Sealf lembrou que a ideia não é abandonar ou desconsiderar redes que têm projetos exitosos. "Para as regiões em que têm recursos, a ideia é somar. Para as regiões desprovidas de recursos, o Programa está aí para colaborar", reiterou.

Nadalim afirmou ainda que "não podemos apostar todas as nossas fichas na versão online. É importante termos a formação presencial. Podemos começar a divulgação online, neste momento, para aqueles professores que estão afastados da escola e para aqueles que têm interesse", disse ele.

O Grupo de Trabalho ainda será formalizado e, por enquanto, não há data prevista para a próxima reunião.

Mais informações sobre o Tempo de Aprender estão disponíveis em http://alfabetizacao.mec.gov.br/

Fonte: Undime


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