Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Educacenso disponível para conferência e retificação do módulo Situação do Aluno 2019

Todas as notícias Categorias

03/04/2020Undime

Educacenso disponível para conferência e retificação do módulo Situação do Aluno 2019

Gestores e responsáveis pelo preenchimento das informações do Censo Escolar podem conferir os dados informados no módulo Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os relatórios por escola, nos quais as informações podem ser conferidas e, se necessário, retificadas até 15 de abril.

Os dados se referem ao rendimento (aprovado e reprovado) e ao movimento (transferido, falecido e “deixou de frequentar”) dos alunos ao final do ano letivo, que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019. A verificação é realizada, exclusivamente, por meio do Sistema Educacenso. Esta é a etapa final da coleta de informações, antes do fechamento do sistema para verificação dos dados processados por parte da equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep.

Em função do avanço da pandemia da COVID-19 e das medidas de distanciamento social adotadas no Brasil e em outros países, o Inep adotou o teletrabalho e vem mantendo suas atividades remotamente. Os relatórios estão disponíveis de acordo com o perfil de acesso.

Usuários do perfil Escola

As informações declaradas devem ser verificadas por meio dos relatórios de perfil disponibilizados no Sistema Educacenso. A análise e a conferência das informações devem ter como base a documentação administrativa e acadêmica da escola, como diários de classe, boletins de desempenho e outros documentos que comprovem a situação do aluno ao final do ano letivo.

Usuários dos perfis Setec, Secretaria Municipal e Secretaria Estadual

Este é o momento de conferir os dados declarados pelas escolas, por meio dos Relatórios Gestores que estão disponíveis no sistema. Esses relatórios apresentam dados preliminares: de rendimento e movimento escolar das matrículas de todas as modalidades e etapas de ensino presenciais, semipresenciais e de educação a distância; e das taxas de rendimento do ensino regular. A veracidade dos dados declarados ao Censo Escolar é de responsabilidade solidária dos gestores das escolas e dos gestores dos entes federados (estados e municípios).

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, e é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Conheça a Cartilha da Situação do Aluno

Vídeos tutoriais sobre o preenchimento do Censo Escolar

Consulte as Perguntas Frequentes sobre o Censo

Acesse o Mapa da Coleta

Fonte: Inep

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6850329 


Parceria institucional