Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de reunião com ministro da Educação e representantes do Consed

Todas as notícias Categorias

03/05/2023Undime

Undime participa de reunião com ministro da Educação e representantes do Consed

Objetivo foi ouvir estados e municípios e tratar de programas prioritários da atual gestão

 

 

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; o vice-presidente, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE; a diretoria executiva e o Colegiado Ampliado da Undime, grupo formado pelos dirigentes que integram a diretoria nacional e presidentes estaduais, participaram na tarde desta quarta-feira (3) de reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana. Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) também participaram do encontro, que aconteceu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

A reunião, convocada pelo próprio ministro, teve por objetivo ouvir representantes dos estados e dos municípios e tratar de programas prioritários da atual gestão. Para a pasta, a meta é garantir a reconstrução das políticas educacionais, com base no diálogo entre os entes federados e os órgãos de governo. O presidente da Undime avaliou como um momento muito importante, sobretudo para os novos secretários estaduais. "É um momento de diálogo inclusive entre nós [Undime e Consed]".

Garcia agradeceu a presença dos representantes da Undime e parabenizou pela participação de todas as seccionais na reunião. De acordo com ele, a sensação da Undime é de que essa reunião é a materialização do artigo 211 da Constituição Federal, que estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. "Ministério da Educação (MEC), Undime e Consed com a responsabilidade que nós temos de fazer chegar na ponta e ter esse alento de enxergar nas políticas públicas as nossas contribuições. O país está ansioso em receber essas informações e compreender o que vai mudar lá na frente", disse.

Nesse sentido, o presidente da Undime defendeu ainda que o regime de colaboração deve ser trabalhado na sua horizontalidade total compreendendo a concepção, construção e execução conjunta.

Na pauta da reunião estavam assuntos como apresentação de um balanço das ações do MEC, segurança nas escolas, pacto pela alfabetização, escola em tempo integral, conectividade, retomada de obras, ensino médio entre outros.

Para além disso, a reunião discutiu os programas prioritários da pasta na perspectiva de consolidar e fortalecer o regime de colaboração federativa na proposição e implementação das políticas públicas educacionais.

Os representantes da Undime estavam acompanhados da coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista, e da assessora de Políticas Públicas Educacionais, Vivian Ka. Pelo MEC participaram as secretárias Izolda Cela (Secretaria Exceutiva); Katia Schweickardt (Secretaria de Educação Básica); Yann Furtado (coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - Secadi); e o secretário Maurício Holanda Maia (Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino - Sase).

 

 



Fonte: Undime
Fotos: Luis Fotes/MEC


Parceria institucional