Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Indicador de Nível Socioeconômico do Saeb disponível

Todas as notícias Categorias

05/04/2023Undime

Indicador de Nível Socioeconômico do Saeb disponível

Elaborado a partir de informações coletadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, índice permite identificar desigualdades sociais

O Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 está disponível para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inse permite contextualizar os resultados obtidos por meio do Saeb e possibilita a identificação de desigualdades sociais na educação, o que pode contribuir para orientar futuros investimentos, visando a uma sociedade mais igualitária.

A elaboração do indicador é baseada nas respostas coletadas no Questionário do Aluno – a edição de 2021 do Saeb foi aplicada a estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio (tradicional e integrado) das escolas que participaram. Nesse contexto, o Inep coletou informações sobre mais de 5,2 milhões de alunos, em cerca de 70 mil escolas nas 27 unidades da Federação. Na página do Inse, no portal do Instituto, é possível acessar as planilhas com os resultados do indicador para escolas e municípios, assim como a Nota Técnica, que detalha a metodologia de cálculo.

Indicador – O Inse do Saeb combina, basicamente, a escolaridade dos pais e a posse de bens e serviços da família. O objetivo é traçar um panorama da realidade social de escolas e redes de ensino a partir do perfil dos alunos, além de produzir evidências para auxiliar na implementação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas à educação.

Painel Educacional – O indicador também pode ser conferido no Painel Educacional. Na plataforma, é possível verificar o percentual de escolas em cada um dos níveis socioeconômicos, nos estados e municípios selecionados. No painel, também estão disponíveis para download as planilhas que consolidam as informações de todos os municípios e de todos os estados.

Saeb — Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Confira o Inse 2021

Acesse o Painel Educacional

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep
Foto: reprodução site Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/indicador-de-nivel-socioeconomico-do-saeb-disponivel 


Parceria institucional