Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 17º Fórum Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe traz discussões sobre a aprendizagem no pós-pandemia

Todas as notícias Categorias

05/04/2023Undime

17º Fórum Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe traz discussões sobre a aprendizagem no pós-pandemia

Evento foi realizado nos dias 4 e 5 de abril, em Aracaju

 

“Os Desafios do Dirigente Municipal de Educação no Pós-Pandemia” foi o tema central do 17º Fórum Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe, (Undime/SE) que teve início nesta terça-feira, 4 de abril, no hotel Aquários, em Aracaju.

A presidente da Undime/SE e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Nossa Senhora de Socorro/SE, Josevanda Franco, fez a abertura da mesa de trabalhos que foi seguida de muita arte com a dança dos alunos do programa Arte na Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Socorro.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, fez parte da solenidade de abertura e trouxe para o evento o regime de colaboração com os municípios, no tocante ao programa Alfabetizar Pra Valer e quanto à Educação Especial Inclusiva. “A parceria é importante, estratégica e necessária. Temos que ser um coletivo ‘Estado e Municípios’. Continuaremos nos apoiando mutuamente para fortalecer a educação e garantir a assistência e o ensino de qualidade”, afirmou.

A presidente da Undime/SE, Josevanda Franco, deu as boas-vindas aos técnicos presentes e enfatizou que ali estariam os gestores da educação sergipana, e que durante dois dias de troca de experiências seriam interlocutores da busca por uma educação pública de qualidade. “É um evento importantíssimo na perspectiva de que teremos aqui reunidos os dirigentes municipais de educação passando por temas como a educação inclusiva, a recomposição da aprendizagem. Estaremos reunidos nesses dois dias para encontrarmos os melhores caminhos para a educação sergipana”, disse Josevanda Franco.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe e coordenador do Pacto pela Educação de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, realçou a ideia de representatividade coletiva do evento e disse que está no fórum “a sinergia necessária para buscar a resolução da Educação”. Ele falou sobre as definições de gestão pública e disse que soa como uma música quando ver gestores dialogando sobre “planejamento, diagnóstico, quanto custa, sustentabilidade fiscal, sustentabilidade da política pública para os próximos anos”.

Também houve momentos de fala do presidente do Conselho Estadual de Educação, Renir Lima Silva Damasceno; a ex-presidente da Undime/SE, professora Quitéria Lúcia Barros; o presidente nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga Lima; o Dirigente Municipal de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu. O evento continua nesta quarta-feira (5) com palestras sobre “Educação Empreendedora”, “Resiliência, emoção e superação”, “Qualificação do processo seletivo para gestores das escolas públicas”, “O Novo Fundeb” e a aprovação das alterações estatutárias e regimento interno.

No término do primeiro dia, houve eleição e pose para o biênio 2023-2025 da Undime Sergipe. A professora e DME de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco, foi reconduzida ao cargo e vice-presidente é o DME de Aracaju, Ricardo Abreu.

O segundo dia de Fórum contou com a participação do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, que ministrou a palestra, “O novo Fundeb”.  Garcia parabenizou a gestão eleita para o biênio 2023-2025, em nome da presidente Josevanda Franco e falou da importância dos fóruns estaduais para o fortalecimento da instituição. “É com alegria que estou aqui em Sergipe e falo para os gestores responsáveis pelas matrículas da educação nos 75 municípios do estado. A Undime se fortalece a cada Fórum, reuniões e seminários, pois proporciona a troca de informação e experiência entre Dirigentes. Undime forte, educação pública municipal forte!”, completa.

A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também participou do Fórum.

Fonte: Undime Sergipe (com adaptações)


Parceria institucional