Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Colegiado Ampliado da Undime se reúne em São Paulo

Todas as notícias Categorias

11/05/2023Undime

Colegiado Ampliado da Undime se reúne em São Paulo

Reunião teve caráter formativo e também de alinhamento de ações institucionais

 

Dirigentes que compõem o Colegiado Ampliado da Undime, diretoria executiva nacional e presidentes estaduais, se reuniram nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de maio, durante a Bett Brasil. Representantes de todos os estados brasileiros estiveram no encontro presencial, no Transamérica Expo, em São Paulo.

A progamação começou com uma reflexão sobre educação antirrascista, com Ellen da Silva, da Mahin Consultoria Antirracista, organização parceira do Instituto Natura. Assim como uma discussão acerca da Lei 10.639/03, no que diz respeito à atuação das secretarias municipais de educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, com a analista de políticas públicas do Instituto Alana, Beatriz Benedito e Tânia Portella, sócia e consultora em educação do Geledés Instituto da Mulher Negra.

A violência nas escolas foi tema de um debate realizado pela Bett Brasil, exclusivamente para os representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).  O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, considera urgente a tomada de ações de gestores educacionais para a promoção da cultura da paz nas escolas. “Temos vivido situações muito difíceis, que muito nos angustiam. É preciso acabar com atitudes violentas em nossas escolas. Escola é lugar de fazer amigos, de descobertas, e de boas lembranças que nos acompanharão por toda a nossa vida. Por isso é tão importante focar nossos olhares e ações para que possamos ter a paz que as escolas e nossos estudantes precisam”, explica Garcia.

Na quinta-feira (11), os membros do Colegiado Ampliado começaram o dia com um debate sobre tecnologias com representantes do Foreducation Edtech e Google for Education Partner. Na sequência foi apresentado o estudo “Volume de trabalho de professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras”, realizado pelo Itaú Social, D3E e Fundação Carlos Chagas. O estudo tem o objetivo de compreender os aspectos que afetam o volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil, especialmente, o que faz com que algumas redes apresentem altas ou baixas médias do número total de alunos por professor.

A coordenadora de projetos da Undime, Renata Dias, e a coordenadora de Mobilização da plataforma Conviva Educação, Jessica Almeida, apresentaram 5ª Ação de Reconhecimento cujo objetivo é destacar boas práticas de gestão realizadas com o apoio da plataforma. Em 2023, a Ação de Reconhecimento pretende valorizar as secretarias municipais de educação que utilizam o Conviva e demonstram o aprimoramento de seus processos de gestão, produzindo resultados que impactam o cotidiano da gestão da educação pública municipal de 2019 a 2022.

Durante o encontro foi destinado um tempo especial para tratar de assuntos internos da Undime com a diretoria e presidentes estaduais. A preparação para o 19° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação foi um dos temas tratatos. O evento será realizado de 6 a 9 de agosto, em Cuiabá, e na oportunidade, acontecerá a eleição da diretoria executiva nacional da Undime para o biênio 2023/2025.

“Ter no nosso Colegiado a expressão da participação de todas as unidades da federação é um pouco do retrato do nosso Brasil, com toda sua diversidade e riqueza. Proporcionar esses momentos de integração é de suma importância para termos esse olhar plural e dar unidade à nossa instituição para construir consensos e entendidmentos comuns que vão fortalecer a Undime e nossas bandeiras de luta. Esses momentos também são de formação para os presidentes das seccionais que têm a oportunidade de ouvir palestrantes e especialistas, trocar experiências e fazer esse intercâmbio entre teoria e prática, que é tão necessário e salutar para a formação desses gestores”, afirma o vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE, Alessio Costa Lima.

 

 

Fonte e foto: Undime


Parceria institucional