Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime realiza nova fase da pesquisa que identifica ações das redes municipais de educação na pandemia

Todas as notícias Categorias

15/06/2021Undime

Undime realiza nova fase da pesquisa que identifica ações das redes municipais de educação na pandemia

Estudo tem o objetivo de subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas

Desde o início da pandemia de covid-19, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) tem aprofundado estudos para entender como as redes municipais de educação têm se organizado na realização das atividades escolares e obter diagnósticos para a tomada de decisões por parte de gestores educacionais.

Assim como ocorreu em 2020 e tem se repetido no ano de 2021, educação básica pública passa por inúmeros desafios, devido às mudanças impostas pelo enfrentamento à pandemia. Os municípios necessitam se preparar para colocar em prática a implementação de protocolos sanitários e de segurança; elaboração e aplicação de protocolos pedagógicos; investimentos em infraestrutura; capacitação dos profissionais da educação com atividades pedagógicas locais e em regime de colaboração.

A pesquisa “Planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021” pretende mapear ações, estratégias e dificuldades das redes municipais de eduação com o objetivo subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas da área. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O novo questionário referente à quinta onda foi enviado às seccionais da Undime em cada estado. As respostas são online e deve ser feitas pelo dirigente de educação, o adjunto ou representante da Secretaria Municipal de Educação do dia 15 até o dia 30 de junho de 2021.

Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime entre em contato com a Undime de seu estado.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, explica que a quinta fase da pesquisa irá apurar questões acerca do enfrentamento da segunda e de uma possível terceira onda da pandemia; em que estágio se encontra a vacinação dos profissionais de educação nos municípios; se existe uma previsão para o retorno das atividades híbridas e/ou presenciais; como está sendo feita a estratégia de busca ativa escolar de estudantes e quais as maiores dificuldades encontradas neste período que a educação nacional tem enfrentado.

“Aguardamos as respostas de todas secretarias municipais de educação do país para que possamos ajudar as redes na tomada de decisões seguras e conscientes por parte de dos gestores e, com isso, possibilitar o retorno às aulas a todos os estudantes, desde que respeitada a autonomia dos entes federados, bem como as condições de saúde e segurança necessárias, salvaguardando os direitos de aprendizagem e a valorização da vida e saúde de profissionais da educação, estudantes, familiares e toda comunidade escolar”.

Fonte: Undime


Parceria institucional