14/11/2025Undime
Anderson Passos participou de evento promovido pelo Movimento pela Base que reuniu gestores e especialistas, em Brasília, para debater avanços e desafios na implementação da BNCC

A Undime marcou presença no Papo da Base, encontro sobre a Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovido pelo Movimento pela Base, nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Brasília/DF.
A instituição foi representada pelo presidente da seccional Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, e pela coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.
Durante a mesa de abertura, Anderson Passos, ressaltou que a BNCC representa “uma das maiores conquistas coletivas da educação brasileira nas últimas décadas”. Segundo ele, o documento ganhou força por ter sido construído a partir da participação de pessoas de todos os territórios do país, tornando-se referência para orientar o trabalho pedagógico nas redes municipais e estaduais.

Para ele, o principal objetivo é garantir oportunidades equitativas de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente da região onde vivem. “O aluno do interior da Bahia deve ter as mesmas condições de aprendizagem que o aluno do Amazonas ou do Sudeste”, disse ao enfatizar que implementação da BNCC não significa padronização. "Na prática, o documento se transforma em currículo e assume características próprias em cada território e incorpora as particularidades de cada região e de cada realidade local”, explicou.
O evento reuniu gestores públicos, especialistas e representantes de diversas instituições em um diálogo sobre os avanços e desafios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país.
Fonte e fotos: Undime Nacional
Anderson Passos participou de evento promovido pelo Movimento pela Base que reuniu gestores e especialistas, em Brasília, para debater avanços e desafios na implementação da BNCC A Undime marcou presença no Papo da Base, encontro sobre a Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovido pelo Movimento pela Base, nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Brasília/DF. A instituição foi representada pelo presidente da seccional Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, e pela coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista. Durante a mesa de abertura, Anderson Passos, ressaltou que a BNCC representa “uma das maiores conquistas coletivas da educação brasileira nas últimas décadas”. Segundo ele, o documento ganhou força por ter sido construído a partir da participação de pessoas de todos os territórios do país, tornando-se referência para orientar o trabalho pedagógico nas redes municipais e estaduais. Para ele, o principal objetivo é garantir oportunidades equitativas de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente da região onde vivem. “O aluno do interior da Bahia deve ter as mesmas condições de aprendizagem que o aluno do Amazonas ou do Sudeste”, disse ao enfatizar que implementação da BNCC não significa padronização. "Na prática, o documento se transforma em currículo e assume características próprias em cada território e incorpora as particularidades de cada região e de cada realidade local”, explicou. O evento reuniu gestores públicos, especialistas e representantes de diversas instituições em um diálogo sobre os avanços e desafios na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país. Fonte e fotos: Undime Nacional