Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Conviva Educação reúne Comitê Estratégico em São Paulo

Todas as notícias Categorias

16/03/2023Undime

Conviva Educação reúne Comitê Estratégico em São Paulo

Encontro teve a participação de parceiros institucionais da plataforma e comemorou 10 anos da iniciativa

Na última sexta-feira (10), a Undime realizou reunião com o Comitê Estratégico da plataforma Conviva Educação composto pelas representações dos parceiros mantenedores  (Itaú Social, Instituto Natura, Porticus, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Instituto Votorantin) e parceiro de mídia (Fundação Roberto Marinho/  Futura).

Pela Undime participaram do encontro o presidente nacional, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP; o vice-presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE; a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista; a coordenadora de projetos, Renata Dias; o assessor técnico, Vilmar Klemann e a coordenadora de mobilização Jéssica Almeida.

Durante a reunião foram apresentadas e discutidas as macroações para 2023 das frentes de Mobilização; Desenvolvimento; Formação em Gestão e Conteúdo; Comunicação; e Governança. Além disso, foram apresentados aos parceiros da iniciativa, números de atendimentos e formações realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.

Para 2023, o Conviva pretende potencializar o uso qualificado da plataforma. Assim, desde fevereiro lançou as Salas de Apoio ao Uso com programação diária e momentos de tira dúvidas dos usuários.

“Desde o seu lançamento, lá em 2013, há exatos 10 anos, o Conviva vem trabalhando para contribuir com a gestão da educação nas redes municipais de ensino por meio de conteúdos, formações, informações, acesso a documentos e videoconferências sempre de forma segura. Temos muito orgulho do Conviva, pois é um espaço totalmente gratuito criado para atender os dirigentes municipais e equipes técnicas. Nós estamos sempre pensando em como podemos melhorar e oferecer conteúdos que, de fato, vão suprir as necessidades na ponta", comentou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

O Conviva Educação é uma plataforma de gestão gratuita para Dirigentes Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares. Do lançamento oficial até os dias de hoje, mais de 100 mil usuários já se cadastraram e utilizaram a ferramenta que, obrigatoriamente renova os cadastros de quatro em quatro anos, a cada início de gestão municipal. Atualmente, cerca de 40 mil usuários estão cadastrados e ativos na plataforma e representam 4.595 municípios brasileiros, que acessam constantemente os conteúdos, as ferramentas e as áreas de trocas de experiências da plataforma.

Patrícia Mota Guedes, Superintendente do Itaú Social, celebrar a parceria, sobretudo em 2023, ano tão simbólico da plataforma. “O apoio do Itaú Social como parceiro do Conviva se renova nesse ano com muitos motivos para celebração: 10 anos da plataforma e o começo de uma nova etapa em que está 100% sob a gestão da Undime. Essa liderança se traduz nas inovações, conteúdos e estratégias de engajamento e formação que a equipe da Undime já começou a trazer para o Conviva, sempre com foco no uso por Dirigentes Municipais de Educação. E os aprendizados a partir do diálogo constante com usuários, com a capilaridade e legitimidade da Undime,  já são um insumo fundamental para desenho e aprimoramento das políticas educacionais”, comenta.

Para o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, o apoio e envolvimento dos parceiros é fundamental para o sucesso da plataforma, que foi construída de forma colaborativa pela Undime, junto aos institutos e fundações. "Por isso sempre buscamos dialogar e pensar coletivamente em estratégias para aprimorar essa plataforma que há uma década contribui com o dia a dia da educação municipal. Esse diálogo é muito importante para que possamos aperfeiçoar e modernizar o Conviva, sempre com o foco na gestão das secretarias. Ao mesmo tempo em que o Conviva é essa plataforma de informação e de formação permanente, também oferece um feedback para que todos os envolvidos [Undime e parceiros] possam ter uma real leitura do contexto das demandas e desafios enfrentados pelas gestões municipais”, explica Alessio.

Ao final do encontro, para marcar a data de maneira simbólica, foi realizada a comemoração do aniversário que contou com um bolo, além do canto coletivo de parabéns aos 10 anos da plataforma.

Fonte: Undime


Parceria institucional