Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Selo UNICEF participa do 7º Fórum Estadual da Undime Amazonas

Todas as notícias Categorias

17/05/2023Undime

Selo UNICEF participa do 7º Fórum Estadual da Undime Amazonas

Evento tem como foco fortalecer as políticas educacionais nos municípios que realizam a Busca Ativa Escolar (BAE) e ocorre durante os dias 17 e 18 de maio em Manaus

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Visão Mundial, organização não governamental parceira na implementação do Selo UNICEF edição 2021-2024 no estado do Amazonas, participam nestas quarta-feira (17/5) e quinta-feira (18/05), em Manaus, do 7º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime/AM), com o tema “Fortalecimento de Políticas Educacionais para uma gestão pública que garanta a inclusão, equidade, inovação e qualidade na educação municipal”.

O evento tem como público-alvo os dirigentes municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Amazonas e ocorre no Hotel Intercity Manaus, localizado na rua Marciano Armond, nº 544, bairro Adrianópolis.

“A Undime Amazonas possui compromisso com a Educação no estado. Portanto, é primordial nos reunirmos com gestores e técnicos municipais para que possamos refletir sobre as perspectivas para uma gestão educacional mais inovadora, inclusiva e que possamos melhorar cada vez mais o ensino em nossa região. Além disso, a Undime Amazonas busca sempre fortalecer a intersetorialidade, buscando por meio das ferramentas disponíveis, como a Busca Ativa Escolar, garantir uma educação de qualidade para todos. Afinal, nossa missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação, para construir e defender a educação pública, sob a responsabilidade dos municípios, com qualidade social”, afirmou João Libanio Cavalcante, presidente da Undime no Amazonas.

Ao longo do primeiro dia do evento, serão realizados debates e mesas-redondas com destaque para os temas: Fortalecimento da Gestão Municipal para uma Educação de Qualidade, abordado por Kátia Helena Schweickardt, secretária de Educação Básica, do MEC (SEB/MEC); e o Impacto dos Indicadores Externos no Processo de Ensino Aprendizagem e as Condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado, que será abordado por Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime Nacional.

Outros temas relevantes serão: A Importância do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola; Alimentação Escolar Indígena e de Povos Tradicionais para Gestão Municipal; e Contextualização da Construção da Base Nacional Comum Curricular e sua Importância para o Território Nacional.

E no segundo dia, quinta-feira, às 14h, Matheus Rangel, oficial de Educação do UNICEF, e Benjamin Souza, mobilizador de Educação da Visão Mundial para o Selo UNICEF, participam da mesa-redonda sobre Políticas Intersetoriais para a Educação. O momento contará também com a presença dos parceiros Porticus, Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ainda no segundo dia do evento, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria executiva da seccional, que representará a instituição no biênio 2023-2025.

“Promover o debate e o fortalecimento de políticas educacionais é um tema que abre um leque de possibilidades para auxiliar os municípios do Amazonas a avançarem nesse indicador de impacto social. Vale ressaltar que a melhoria dos resultados obtidos na formação de crianças e jovens do nosso país, em larga medida, são fatores como a erradicação da pobreza e o desenvolvimento socioeconômico da população”, afirmou Matheus Rangel, oficial de Educação do UNICEF.

A expectativa é de que os 62 municípios do Amazonas estejam representados no Fórum Estadual, sendo aguardados cerca de 200 participantes. O município de Manicoré, participante do Selo UNICEF 2021-2024, já alcançou a meta da primeira etapa da Busca Ativa Escolar. “Nossa meta era rematricular 298 alunos, mas, com o engajamento e as estratégias de nossa equipe da BAE, já estamos com cerca de 500 alunos registrados na plataforma. A Busca Ativa Escolar é um trabalho que exige dedicação, mas é muito importante para garantir acesso à educação para as crianças e os adolescentes do nosso município”, ressaltou Glades Telles, coordenadora operacional da BAE.

“Durante os dois dias do evento, a Visão Mundial terá um espaço para atendimento às equipes municipais do Selo UNICEF. Será uma oportunidade para que os municípios inscritos possam tirar dúvidas sobre as atividades da Busca Ativa Escolar, Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância, Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar, bem como o INDIQUE, que são atividades que devem ser comprovadas até 31 de maio”, destaca Benjamin Souza. O espaço de atendimento da Visão Mundial durante o Fórum vai funcionar com o seguinte cronograma: quarta-feira 17/5, das 14h às 17h; quinta-feira 18/5, das 9h às 12h e das 15h30 às 17h.

De acordo com Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial, participar do Fórum Estadual da Undime e representar o Selo UNICEF é uma oportunidade de fortalecer a rede de contato com os municípios. “Desde 2022, firmamos essa parceria com a Undime, que tem nos ajudado a consolidar as ações nos municípios do Selo UNICEF. Estamos no mês de entregas importantes da iniciativa, como a primeira medição da Busca Ativa Escolar. Com esse espaço, com certeza será possível capacitar os municípios com relação às atividades e ajudá-los no alcance das metas”, destacou Lucinete Bezerra.

Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governantes na identificação, no registro, no controle e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento –, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos da infância e adolescência. Cada secretaria, cada profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou um adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

 

Fonte: UNICEF
Foto: Mauricio Rocha

 


Parceria institucional