Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Curso de inglês nos EUA inicia 2ª fase de seleção

Todas as notícias Categorias

20/02/2020Undime

Curso de inglês nos EUA inicia 2ª fase de seleção

O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) recebeu 1.346 inscrições até 17 de fevereiro, quando encerrou a 1ª fase. Os interessados concorrem a 486 vagas oferecidas por meio do edital nº 30/2019.

A 2ª fase do Programa se dará pela inscrição (21 a 25/02) e realização (13 a 29/03) do teste de proficiência em língua inglesa pela Test of English as Foreing Language – TOEFL ITP. O resultado final será divulgado até 20 de abril e as atividades acadêmicas se iniciarão entre 29 de junho e 07 de agosto de 2020.

O desempenho dos professores no teste de proficiência determinará em qual nível – intermediário I e II ou avançado – eles terão as aulas no exterior. A avaliação será gratuita e todos os participantes receberão o certificado via correio, mesmo os que não forem selecionados para o Programa.

PDPI

Alinhado com a Meta 15.12 do Plano Nacional de Educação, o PDPI é uma parceria entre a Capes, a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright.

A iniciativa oferece curso intensivo de inglês e metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação para professores da disciplina na rede pública, com duração de seis semanas, em universidade naquele país. A ideia é que esses professores sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na rede de ensino da sua região.

Lorena Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes da Diretoria de Educação Básica (CGDOC/DEB) da Capes, destacou a importância de um ensino de excelência nesta disciplina para abertura de oportunidades.

“A língua inglesa pode ser uma ponte ou uma barreira. Se na escola esse idioma não está sendo bem ensinado, isso cria diversos entraves para o País, inclusive na Ciência, para pesquisadores e alunos de pós-graduação que desejam estudar no exterior ou ter as suas dissertações e teses reconhecidas internacionalmente, disse Damasceno. ”

O programa financia passagem aérea internacional, ajuda de custo de US$500, reembolso da taxa de solicitação de visto (MRV) no valor de US$160, seguro-saúde, alojamento, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos.

Escolas Cívico-militares

O PDPI reserva até 20 vagas para professores de inglês que dão aulas da disciplina para alunos da educação básica em escolas públicas com modelo de gestão cívico-militar.

Fonte: CCS/CAPES/ Foto: Canva (https://www.canva.com/pt_br/)

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/curso-de-ingles-nos-eua-inicia-2-fase-de-selecao 


Parceria institucional