Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Sebrae oferece cursos a distância e gratuitos de educação empreendedora

Todas as notícias Categorias

24/03/2020Undime

Sebrae oferece cursos a distância e gratuitos de educação empreendedora

 

A suspensão das aulas nas escolas de Educação Básica e Superior públicas e privadas, como medida preventiva para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, provocará mudanças no cotidiano de milhões de estudantes e profissionais da educação dos países que tiverem sua população exposta ao Covid-19.

Como forma de propiciar a estudantes, professores e gestores escolares acesso fácil a conteúdos de empreendedorismo, especialmente neste momento em que esse tema figura como um dos quatro eixos estruturantes de Itinerários Formativos no currículo do novo Ensino Médio, o Sebrae disponibiliza gratuitamente em seu portal um conjunto de cursos distribuídos em diferentes temas destinados também ao público interessado em aprender conteúdos de empreendedorismo.

Segundo dados da Unesco, no mundo metade dos estudantes, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. No Brasil, esse número tende a aumentar com a chegada do outono e inverno, já que o vírus se fortalece em períodos mais frios.

O uso das tecnologias educacionais, como plataformas digitais, figuram como uma forma de reparação dos danos aos estudantes neste momento tão delicado. Em relação aos estudantes da Educação Básica, a familiaridade com os recursos digitais, embora ainda seja pequena, não inviabiliza a oferta de experiências de aprendizagem online, especialmente se o acesso for facilitado por canais de comunicação mobile e onde haja a possibilidade de utilização da internet.

Nesse sentido, para estudantes, professores e gestores escolares ainda pouco familiarizados com a temática do empreendedorismo, o Sebrae sugere duas trilhas formativas. São elas:

Trilha formativa 1:

Conceito de Empreendedorismo e Características do Comportamento Empreendedor
Formato: Cursos online
Carga horária total: 26 horas
Tempo de duração: até 105 dias
Forma de acesso: Cada curso da trilha deve ser acessado individualmente no site: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline 

1- Como reconhecer características empreendedoras (acesse aqui)
Carga horária: 4 horas
Tempo: 15 dias
Resumo: Neste curso será abordado o conceito de empreendedorismo e as características que o empreendedor de sucesso deve ter para a tomada de decisões.

2- Como agir de maneira empreendedora (acesse aqui)
Carga horária: 2h
Tempo: 15 dias
Resumo: Neste curso são apresentadas algumas orientações sobre como agir de maneira empreendedora e quais são as atitudes necessárias para ser um empreendedor de sucesso.

3- Identidade Empreendedora (clique aqui)
Carga horária: 1h
Tempo: 15 dias
Resumo: Neste curso, além de conhecer o tipo de empreendedor que você é (conservador; empático; inovador etc) são apresentadas algumas oportunidades alinhadas a essas características pessoais.

4- Empreendedorismo como opção de carreira (clique aqui)
Carga horária: 3h
Tempo: 15 dias
Resumo: Neste curso, além do conceito de empreendedorismo é instigado o desenvolvimento do comportamento empreendedor.

5- Aprender a empreender (clique aqui)
Carga horária: 16h
Tempo: 30 dias
Resumo: Neste curso são apresentadas as principais características que um empreendedor deve ter e os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças.

Trilha formativa 2

Como criar um modelo de negócio de impacto social (clique aqui)
Carga horária: 24 horas
Tempo: 30 dias
Resumo: Como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental é uma trilha de aprendizagem composta por 10 cursos diferentes que apresentam ao empreendedor conceitos essenciais para o entendimento e a estruturação de iniciativas que procurem promover mudanças na sociedade e no meio ambiente.
Forma de acesso: O curso completo é acessado no site: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline  

Ao final da trilha você terá aprendido: como estruturar um negócio de impacto, quais aspectos internos e externos devem ser considerados, como construir um modelo de negócio e testar sua ideia, como planejar e organizar suas finanças, como se posicionar no mercado e como apresentar seu negócio para investidores. Você poderá se inspirar em empreendimentos que estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, e compreenderá por meio de exemplos práticos como transformar realidades com o empreendedorismo com propósito.

Os 10 cursos da trilha são:
• Vamos falar sobre negócios de impacto?
• Realidade local, clientes e mercados: análises importantes para começar seu negócio
• Testes de mercado: hora de ir para a rua e ver se seu modelo é viável
• Construa o seu modelo de negócio a partir do Canvas
• Um negócio de sucesso é feito por pessoas!
• Gerenciamento de riscos: controlando as incertezas do seu negócio
• Aspectos jurídicos do negócio
• Finanças: como definir a gestão e buscar financiamento
• Marketing e posicionamento da marca: a importância da comunicação
• Pitch: como apresentar seu negócio de forma assertiva

Fonte/Foto: Sebrae com as adaptações


Parceria institucional