Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime marca presença na reunião de ministros do Mercosul Educacional

Todas as notícias Categorias

24/11/2023Undime

Undime marca presença na reunião de ministros do Mercosul Educacional

Encontro marcou o fim da programação da Presidência Pro Tempore Brasil na área educacional do Mercosul, assumida pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2023

 (Foto: Luis Fortes/MEC)


A Undime participou, na manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, da LXIII Reunião de Ministros de Educação, instância superior do Setor Educacional do Mercosul, integrada pelos Ministros de Educação dos estados-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos países associados do bloco, que incluem Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O encontro marcou o fim da programação da Presidência Pro Tempore Brasil na área educacional do Mercosul, assumida pelo Ministério da Educação no segundo semestre de 2023.

A reunião aconteceu, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Educação e, na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente nacional, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.



(Foto: Luis Fortes/MEC)

 

No decorrer do encontro, houve a apresentação dos resultados da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB) na área educacional do Mercosul; diálogo político entre os Ministros de Educação do Mercosul; e intervenções de representantes dos estudantes, dos trabalhadores da educação, dos organismos internacionais e de outros representantes de organizações educacionais. Além disso, o Ministério da Educação do Paraguai apresentou os resultados esperados para a Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPTP), que ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

Em seu discurso, o ministro da Educação Camilo Santana, destacou a importância do trabalho integrado entre ministérios, gestão executiva e profissionais da educação para superar desafios em âmbito internacional, como a formação de professores. Além disso, Camilo falou do Projeto de Lei enviado ao Congresso Nacional para dar foco ao ensino do espanhol na educação básica, principal língua falada nos países integrantes do Mercosul.

As atividades da Presidência Pro Tempore Brasil na área educacional do Mercosul começaram em julho deste ano e, ao longo do segundo semestre, foram realizadas mais de 50 reuniões virtuais com as Comissões de Área dos estados-membros do Mercosul e países associados do bloco.

A rodada final de reuniões começou no dia 6 de novembro e terminou nesta quinta-feira (23) com a LXIII Reunião de Ministros de Educação. Nesse período, o MEC recebeu representantes de alto nível dos Ministérios da Educação e das agências equivalentes dos diferentes países do Mercosul. Representantes de embaixadas, de organismos internacionais e de outras associações e instituições educacionais brasileiras também têm participado das discussões.



(Foto: Undime)

 

Para o presidente da Undime, o fortalecimento da integração regional é estratégico para o Brasil e demais países do Mercosul. "É enaltecedor e democrático saber que a Undime, entidade que representa os 5.568 dirigentes municipais de educação do Brasil, foi convidada para participar de um momento ímpar como esse, que reúne ministros de vários países. É preciso reconhecer as diferenças culturais e as diversidades existentes em cada país e aprender a conviver e respeitá-las. Porém, é igualmente importante perceber que os desafios na maioria das vezes são semelhantes, ou mesmo, comuns. Assim, a construção participativa de uma agenda educacional regional de maneira colaborativa e integrada, será fundamental para superação de muitos desafios e obstáculos na área educacional. Nesse sentido, é também importante sabermos como o Ministério da Educação do Brasil atuou no período em que esteve na presidência dessa instância e ouvir o que os outros países têm a colaborar para avançarmos no cenário da educação na região”, disse Alessio Costa Lima.

 

(Foto: Luis Fortes/MEC)


(Foto: Undime)

(Foto: Undime)

(Foto: Luis Fortes/MEC)

 

(Foto: Undime)

 

Fonte: Undime com informações do MEC

 


Parceria institucional