Você está aqui: Página Inicial > Notícia > COE/ MEC se reúne pela quarta vez

Todas as notícias Categorias

27/03/2020Undime

COE/ MEC se reúne pela quarta vez

Conselho debate ações de combate ao novo coronavírus

O Conselho Operativo Emergencial do Ministério da Educação se reuniu nesta sexta-feira (27). A reunião foi dividida por quatro grandes demandas das Secretarias de Educação Básica, Superior, Tecnológica e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A Undime esteve representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e pelo vice-presidente Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO).

Na Educação Básca, o secretário da pasta no MEC, Jânio Macedo, começou falando em relação à distribuição da alimentação escolar, informando que o FNDE tem trabalhado em uma medida provisória para regulamentação do tema e que a partir de então serão expedidas orientações do MEC de como se daria a distribuição desses alimentos que já estão na escola.

Karine Santos, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disse que a autarquia está trabalhando no documento para possiblitiar que estados e municípios realizem a distribuição da melhor forma. Nessa regulamentação,  será possível garantir uma transferência de renda para distribuir o recurso da contrapartida dos estados e municípios.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, disse que é importante que o FNDE sinalize o processo que será adotado, para os municípios seguirem os procedimentos corretos.

Wagner Vilas Boas, secertário de Educação Superior do MEC, disse que a secretaria está trabalhando no painel de monitoramento de escolas e univerdidades públicas e particulares, utilizando cruzamento de dados do DataSUS e do Censo Escolar, com o intuito de monitorar as suspensão das aulas e as ações que as universidades estão realizando como testes para diagnóstico de coronavírus, produção de álcool em gel, equipamentos de proteção individual, entre outros.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, falou da importância da garantia de recurso para os institutos realizarem as suas ações de proteção na produção de insumos como álcool em gel e sobre a criação de uma proposta de portaria para regulamentar as atividades educacionais não presenciais no ensino técnico.

Giuseppe Gatto, diretor de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informou que até o momento, os hospitais públicos não têm recebido muitos  pacientes com Covid-19, mas que as univerdidades já tem ajudado, inclusive disponibilizando espaços que sejam utilizados para repouso por parte dos profissionais da saúde que não costumam retornar as suas casas.

 

Fonte: Undime

 


Parceria institucional