Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime dialoga sobre melhoria da segurança escolar em audiência no Senado Federal

Todas as notícias Categorias

27/04/2023Undime

Undime dialoga sobre melhoria da segurança escolar em audiência no Senado Federal

Debate foi transmitido ao vivo por meio do Portal Cidadania



 

Nessa quarta-feira (26), a Undime foi representada pela presidente da Seccional Sergipe, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE, na segunda audiência pública do ciclo de debates da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, para debater a violências nas escolas. Mediada pela senadora Tereza Leitão (PT/PE), o debate teve o objetivo de discutir as propostas de melhoria da segurança escolar e de prevenção a ataques contra instituições de ensino, à luz do exame do Projeto de Lei n° 2256, de 2019, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases de Educação), para dispor sobre normas gerais de segurança escolar.

Josevanda Franco iniciou a fala colocando a Undime à disposição para colaborar, participar e contribuir da melhor forma possível com a construção de uma política pública de natureza técnica, mas que possa respeitar o universo pedagógico da escola. Ela destacou ainda que fenômenos complexos como as violências exigem também soluções complexas, mas que se faz necessário avançar no sentido de que a solução está diante de dois pilares próprios da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente: a articulação e a intersetorialidade.

A presidente da Undime/SE falou também sobre a necessidade de monitoramento do acesso dos jovens, principalmente, em redes sociais e tecnológicas, e destacou que esse é um dos papéis da família. “É necessário que a escola trabalhe junto com a família para que, de forma articulada, possam exercer o monitoramento das ações praticadas por crianças e adolescentes, sem contudo, cecear as liberdades, nem atingir os padrões de desenvolvimento que caracterizam essa fase do indivíduo”, explicou.

Por fim, a professora chamou atenção para a construção da política da cultura de paz, principalmente, através do trabalho realizado a partir da introdução de práticas restaurativas no ambiente escolar. “Aprendamos com a Justiça Restaurativa. Tratar a paz de forma romântica é ingenuidade. A cultura de paz exige profissionalismo e cientificidade e precisa ser levada a sério por toda a comunidade escolar”, destacou.

Também participaram do debate, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Zara Figueiredo Tripodi; a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira; a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala, Andressa Pellanda; a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Karla da Silva Pereira; o diretor de Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Juventude, Guilherme Barbosa; o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho.

Assista a audiência https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=25265

Fonte: Undime/SE com adaptações  


Parceria institucional