Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > Notícia > Destaque > Nova diretoria executiva da Undime Pernambuco é eleita em Fórum Ordinário da seccional

Todas as notícias Categorias

28/04/2023Undime

Nova diretoria executiva da Undime Pernambuco é eleita em Fórum Ordinário da seccional

Evento reuniu 380 participantes na capital Recife, nos dias 26, 27 e 28 de abril

 

A Undime Pernambuco elegeu, na quinta-feira (27), a nova diretoria executiva da seccional e os dirigentes para compor o Conselho Nacional de Representantes bem como os delegados para o biênio 2023-2025. Andreika Asseker Amarante, Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE, foi eleita presidente da Undime/PE e Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, vice-presidente. A eleição aconteceu por meio de chapa única durante o 20º Fórum Estadual Ordinário da Undime/PE.

 

(Foto: Marcondes Freire)

“É com um misto de alegria e senso de responsabilidade que assumo a presidência da Undime/PE juntamente com meu amigo, Dirigente Municipal de Educação de Belém de maria, Natanael da Silva. Iremos trabalhar intensamente defendendo a educação pública com equidade e qualidade social, fortalecendo os municípios para o planejamento e execução das políticas públicas em educação. Meu agradecimento a todos os dirigentes que confiaram em nós e a toda secretaria executiva da Undime/PE pelo grande evento’, declarou Andreika.

O evento aconteceu de 26 a 28 de abril, com o tema "Educação de qualidade social: currículo, gestão e financiamento", em Recife/PE. Ao longo dos três dias de Fórum a programação comtemplou debates sobre a economia nacional e os impactos para o financiamento da Educação, saúde socioemocional de crianças e adolescentes e o papel da escola, desafios da Meta 1 (Educação Infantil) e Meta 4 (Educação Inclusiva) do Plano Nacional de Educação na perspectiva da Emenda Constitucional Nº 95/2016, gestão democrática participativa, regime de colaboração, Busca Ativa Escolar, entre outros.

O Fórum reuniu 380 participantes, entre dirigentes e equipes técnicas. Participaram dos debates como convidados representantes do Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades do último dia, 28 de abril, foram abertas pela secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, que falou sobre recomposição de aprendizagens e as políticas de atendimento aos municípios.

 

(Foto: Marcondes Freire)

 

O vice-presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE, Alessio Costa Lima, foi o responsável pela atividade de encerramento do evento. Alessio palestrou sobre as complementações do novo Fundeb e as estimativas para 2023.

Alessio alertou para a responsabilidade dos municípios, uma vez que, em Pernambuco, de acordo com dados do Censo Escolar 2022, 50,7% das matrículas da educação básica estão concentradas nas redes municipais de educação, enquanto a rede estadual responde por 25,9%, a rede privada 22,6% e a rede federal 0,8%. Nesse contexto, apresentou ainda todo o marco legal do novo Fundeb e explicou as formas de complementação.

Fonte: Undime


Parceria institucional