Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Formação de professores receberá mais 31 mil bolsas

Todas as notícias Categorias

29/03/2023Undime

Formação de professores receberá mais 31 mil bolsas

Total de benefícios dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), da Capes, terão um aumento de 54%
 

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aumentará o número de bolsas dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP). Os benefícios passarão de 57.682 para 88.963, um acréscimo de 54%. O anúncio foi realizado pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (28).

“Temos que buscar caminhos para mudar a rota da educação brasileira. Para alfabetizar melhor, precisamos melhorar também a qualidade da formação dos nossos professores. Por isso, vamos ampliar as bolsas?dos?programas de iniciação à docência e residência”, anunciou o ministro durante?a?cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, entre outras frentes.

A iniciativa de aumentar as bolsas se dará nos projetos institucionais aprovados nos editais do Pibid (23/2022) e da Residência Pedagógica (24/2022), lançados no ano passado. O Pibid terá mais 25.656 bolsas (um aumento de 29.378 para 55.034) e Residência Pedagógica, 5.625 (um aumento de 28.304 para 33.929), uma adição total de 31.281 benefícios. A ampliação no Pibid atende à demanda por mais bolsas, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), no processo de seleção, em 2022.

"Esse aumento no número de bolsas contribuirá para a melhoria na formação dos profissionais que atuam na educação básica, o que é central para elevar a qualidade do ensino brasileiro”, argumenta Mercedes Bustamante, presidente da Capes. Das 253 Instituições de Ensino Superior (IES) com projetos aprovados para o Pibid, 187 poderão ter aumento no número de bolsas. Já das 230 IES com projetos aprovados para o Residência Pedagógica, 92 atendem aos critérios para receber mais benefícios. Serão abertos dois períodos para o início das atividades dos novos bolsistas: de 1º a 15 de maio de 2023 e de  a 15 de junho de 2023.

Poderão ser atendidas as instituições aprovadas na etapa da análise de mérito e que não receberam a totalidade das cotas solicitadas no projeto institucional ou as que obtiveram as bolsas solicitadas, mas não conseguiram implementá-las integralmente no prazo de início das atividades. Também estão aptas a receber mais bolsas as IES que não conseguiram iniciar os projetos no tempo estipulado ou que tenham ficado em cadastro de reserva.

A IES interessada em receber mais bolsas deverá enviar um ofício assinado pela Coordenação Institucional do projeto para o e-mail pibid@capes.gov.br, no caso do Pibid, ou rp@capes.gov.br, se for referente ao PRP. A Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes encaminhará orientações detalhadas às IES a respeito do cronograma e dos procedimentos necessários. 

Pibid – o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do MEC, e oferece a estudantes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.

PRP –  Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Por ele, o licenciando dá início à sua imersão na escola de educação básica, na segunda metade do curso. 

O valor das bolsas dos dois programas teve aumento de 75%, em fevereiro deste ano. Os estudantes dos cursos de licenciatura beneficiados passaram a receber R$ 700.

 

Fonte: Ministério da Educação 

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas 

  


Parceria institucional