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31/03/2023Undime

Undime participa de workshop para discutir recomposição das aprendizagens

Evento realizado pelo UNICEF e Itaú Social reuniu especialistas com o objetivo de identificar boas práticas de recomposição das aprendizagens, no Brasil e na América Latina

 

 

Representantes da Undime participaram, nesta quinta (30) e sexta-feira (31), do Workshop "Recomposição das aprendizagens: ações e desafios da educação básica", realizado pelo UNICEF e Itaú Social, em Brasília.

O evento reuniu especialistas para discutir a recomposição das aprendizagens. Pela Undime, participaram as presidentes da Undime/PR, Marcia Baldini, Dirigente Municipai de Educação de Cascavel/PR; Undime/SE, Josevanda Franco, Dirigente Municipai de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE; Undime/RN, Joária Vieira, Dirigente Municipai de Educação de Rio do Fogo/RN; a presidente da Undime Região Norte, Francinete Ribeiro, Dirigente Municipai de Educação de Piraquê/TO; o presidente da Undime Região Nordeste, Carlos Rubens Araújo, Dirigente Municipai de Educação de Dois Riachos/AL; o presidente da Undime Região Sudeste, Osório Souza, Dirigente Municipai de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ; e a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista.

O workshop teve como finalidade identificar estudos e experiências exitosas de recomposição das aprendizagens, no Brasil e América Latina, para a elaboração de uma curadoria de ações, estratégias, projetos, materiais e propostas voltadas para a recomposição das aprendizagens, que contemplem desde o direito à cultura letrada que se inicia na Educação Infantil até o desenvolvimento das competências relativas aos processos de leitura e escrita no Ensino Fundamental.

Nos dois dias de evento, foram discutidos assuntos como: “Cenários, tendências e evidências da recomposição das aprendizagens na América Latina e Caribe” com especialistas da Argentina, México e República Dominicana;  “Pesquisas e evidências brasileiras sobre recomposição da aprendizagem - Estudos e reflexões sobre recomposição das aprendizagens: um olhar para a alfabetização”; “Marketplace - Experiências, ações e materiais desenvolvidos para recomposição das aprendizagens”; “Desafios e ações dos diferentes níveis de gestão do sistema educacional para a recomposição das aprendizagens".

A cerimônia de abertura contou com a participação de Paola Babos, representante adjunta do UNICEF no Brasil; Patrícia Guedes, superintendente do Itaú Social; Socorro Batista, secretária de Educação do Rio Grande do Norte e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Alexsandro dos Santos, do Ministério da Educação (MEC); Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil e a representante da Undime, Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e presidente da Undime Paraná.

Em sua fala inicial, Marcia Baldini explicou que a aprendizagem é o que mais preocupa Dirigentes Municipais de Educação. “A criança só tem uma determinada idade uma vez na vida e nós temos que pensar na criança hoje e não deixar para amanhã. A escola tem que cumprir a sua função social e só existe democracia, escola democrática e gestão democrática se os estudantes estiverem aprendendo e o processo de ensino acontecendo. É necessário pensarmos na aprendizagem. Uma escola que não consegue cumprir com a sua função social de transmitir o conhecimento, não é uma escola democrática, pois está excluindo milhares de crianças, jovens, adolescentes e adultos. Temos que pensar na aprendizagem efetiva e, para que isso ocorra, é preciso pensar no processo de ensino aprendizagem, naquele que ensina e naquele que aprende no ambiente escolar. Todas as crianças devem estar na escola e aprendendo, independente da raça, da distância e das questões socioeconômicas. Precisamos pensar em ações conjuntas envolvendo União, Estados, Municípios e sociedade civil organizada. Isso é urgente, não dá para deixar para amanhã, pois os desafios são muito grandes”, afirmou ela.

Além da solenidade de abertura, Marcia Baldini representou a Undime no Painel 3 “Desafios e ações dos diferentes níveis de gestão do sistema educacional para a recomposição das aprendizagens”, junto a Kátia Schweikardt, secretária de Educação Básica/MEC; Fred Amâncio, Dirigente Municipal de Educação de Recife/PE; Socorro Batista, secretária Estadual de Educação do RN; e Jenilza Morellato, Dirigente Municipal de Educação de Aracruz/ES.

 

Fonte e fotos: Undime


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