30/05/2025Undime
Evento em Recife destaca a importância da gestão federativa colaborativa e reúne representantes dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Representantes da Undime participaram nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) do Seminário Regional Nordeste I sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil. O evento acontece em Recife/PE e é direcionado aos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes pela Undime: Andreika Amarante, presidente da seccional Pernambuco e DME de Igarassu/PE; José Fernando, vice-presidente da Undime/PE e DME de Limoeiro/PE; Petrúcio de Lima Ferreira, presidente da Undime/RN e DME de Goianinha/RN; Ana Paula Nunes, presidente da Undime Paraíba e DME de Princesa Isabel/PB; Verúzia Jardim, vice-presidente da Undime Ceará e DME de Quixadá/CE; e Karla Nascimento, presidente da Undime Maranhão e DME de Açailândia/MA.
A presidente da seccional anfitriã, Andreika Amarante, participou da solenidade de abertura, representando os Dirigentes Municipais de Educação, e, na sequência mediou o primeiro painel do evento, com o tema “O Desafio da Governança Federativa Colaborativa na Gestão da Educação Infantil com Qualidade e Equidade”.
Petrúcio Ferreira, presidente da Undime/RN, mediou a mesa 3, que debateu a atualização das normativas de Educação Infantil, enquanto Karla Nascimento, presidente da Undime/MA, representou a instituição na mediação da mesa 4, com o tema “Atualização do Instrumento de Autoavaliação das Instituições de Educação Infantil”.
Este encontro foi o segundo de uma série de sete seminários promovidos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em todas as regiões do país, com o objetivo de fortalecer o Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil, por meio da gestão federativa colaborativa. Os debates têm abordado a implementação da Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece parâmetros obrigatórios para orientar políticas públicas e garantir uma Educação Infantil de qualidade e com equidade em todo o Brasil.
Fonte e fotos: Undime
Evento em Recife destaca a importância da gestão federativa colaborativa e reúne representantes dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte Representantes da Undime participaram nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) do Seminário Regional Nordeste I sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil. O evento acontece em Recife/PE e é direcionado aos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes pela Undime: Andreika Amarante, presidente da seccional Pernambuco e DME de Igarassu/PE; José Fernando, vice-presidente da Undime/PE e DME de Limoeiro/PE; Petrúcio de Lima Ferreira, presidente da Undime/RN e DME de Goianinha/RN; Ana Paula Nunes, presidente da Undime Paraíba e DME de Princesa Isabel/PB; Verúzia Jardim, vice-presidente da Undime Ceará e DME de Quixadá/CE; e Karla Nascimento, presidente da Undime Maranhão e DME de Açailândia/MA. A presidente da seccional anfitriã, Andreika Amarante, participou da solenidade de abertura, representando os Dirigentes Municipais de Educação, e, na sequência mediou o primeiro painel do evento, com o tema “O Desafio da Governança Federativa Colaborativa na Gestão da Educação Infantil com Qualidade e Equidade”. Petrúcio Ferreira, presidente da Undime/RN, mediou a mesa 3, que debateu a atualização das normativas de Educação Infantil, enquanto Karla Nascimento, presidente da Undime/MA, representou a instituição na mediação da mesa 4, com o tema “Atualização do Instrumento de Autoavaliação das Instituições de Educação Infantil”. Este encontro foi o segundo de uma série de sete seminários promovidos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) em todas as regiões do país, com o objetivo de fortalecer o Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil, por meio da gestão federativa colaborativa. Os debates têm abordado a implementação da Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece parâmetros obrigatórios para orientar políticas públicas e garantir uma Educação Infantil de qualidade e com equidade em todo o Brasil. Fonte e fotos: Undime