Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Municípios têm até 27 de fevereiro para concluir a etapa de planejamento do Novo PAR

Todas as notícias Categorias

04/02/2026Undime

Municípios têm até 27 de fevereiro para concluir a etapa de planejamento do Novo PAR

Dados do MEC revelam que 1.933 municípios brasileiros já concluíram a etapa de planejamento, 3.049 estão com o preenchimento em andamento e 579 ainda não iniciaram o processo


A etapa de planejamento do quinto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) será encerrada no dia 27 de fevereiro de 2026, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC).

Levantamento realizado, na última segunda-feira (2), pelo painel de monitoramento do Novo PAR, mostra que 34,7% (1.933) dos municípios brasileiros já concluíram a etapa de planejamento, enquanto 54,73% (3.049) estão com o preenchimento em andamento e 10,39% (579) ainda não iniciaram o processo.

Segundo o Ministério, um planejamento estruturado, baseado em diagnóstico amplo e criterioso, permite que os recursos educacionais sejam direcionados às prioridades das redes de ensino, com apoio técnico e financeiro da União, contribuindo para a superação dos principais desafios da educação pública.

Diante do prazo estabelecido, a Undime reforça a importância da mobilização das secretarias municipais de Educação para a conclusão da etapa de planejamento no sistema dentro do período previsto.

O MEC realizará contato direto com os coordenadores do Novo PAR nos estados e municípios, com o objetivo de alinhar procedimentos e fortalecer a colaboração entre as equipes nacionais, estaduais e municipais neste momento de encerramento da etapa.

Materiais de apoio e informações adicionais sobre o quinto ciclo do PAR estão disponíveis no portal do MEC. Em caso de dúvidas, as equipes técnicas municipais podem entrar em contato com o MEC pelo e-mail novopar@mec.gov.br

Sobre o Novo PAR

O Novo PAR é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica, bem como de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação.

É por meio do PAR que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere recursos da assistência financeira voluntária do MEC, inclusive de emendas parlamentares, aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, para iniciativas diversas, como a aquisição de ônibus do Programa Caminho da Escola, equipamentos de tecnologia e aparelhos de ar-condicionado; a construção de escolas e creches; a formação de professores e profissionais da educação, entre outras. 

O PAR é implementado em ciclos de quatro anos. Em 2025, o MEC lançou o Novo PAR (2025-2028), que está totalmente reformulado em relação aos ciclos anteriores. Ele foi construído com a participação das secretarias de educação e das entidades vinculadas ao MEC, no âmbito do grupo de trabalho instituído pela Portaria ministerial nº 1.887/2023, em parceria com a Undime e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), contando com a participação de representantes das secretarias estaduais e municipais de educação.

Saiba mais sobre o Novo PAR no portal do MEC.

Fonte: Undime


Parceria institucional