Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vão até 17 de março

Todas as notícias Categorias

06/03/2023Undime

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vão até 17 de março

Os estudantes premiados recebem medalhas, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Professores e escolas também são agraciados

 (Foto: Wanderley Pessoa)

 

Sabe qual é a fórmula de Bhaskara? Para alguns, a resposta está na ponta da língua. Para outros, pode ser um desafio. Perguntas nesse sentido podem estar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A 18ª edição está com as inscrições abertas até o dia 17 de março para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas exclusivamente por meio da página da OBMEP, www.obmep.org.br, dentro do prazo estipulado. As inscrições são gratuitas apenas para as escolas públicas.

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Esse tipo de torneio tem como objetivos: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possam ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

Professores e escolas também são beneficiados com a Olímpiada, uma vez que essa iniciativa incentiva o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais de educação; contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. E ainda promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os estudantes da rede pública e privada recebem medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Já os professores ganham um diploma e um livro de apoio para formação matemática. As escolas são premiadas com kits esportivos e material didático, além de troféus.

Afinal, qual é a fórmula de Bhaskara? – É uma expressão matemática utilizada para encontrar as raízes (soluções) de uma equação do segundo grau a partir de seus coeficientes. Essa equação é representada da seguinte forma: ax² + bx + c = 0.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inscricoes-para-a-olimpiada-brasileira-de-matematica-das-escolas-publicas-vao-ate-17-de-marco 


Parceria institucional