Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inep realiza série de encontros online que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira

Todas as notícias Categorias

06/04/2023Undime

Inep realiza série de encontros online que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira

Primeiro seminário acontecerá na próxima terça (11), às 10h

 (Foto: reprodução site Inep)

Na próxima terça-feira, 11 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retoma a série de encontros Pesquisa Inep. A live será transmitida pelo canal do Inep no Youtube, às 10h (horário de Brasília). O objetivo dos seminários é apresentar os oito artigos do volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira.

Para abrir a série de encontros, o webnário apresentará dois artigos: “Impactos da pandemia na alfabetização das crianças brasileiras” e “Impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes brasileiros: desigualdades e desafios”. O primeiro analisa os impactos da covid-19 na alfabetização das crianças brasileiras e aborda as estratégias que foram adotadas pelas escolas de anos iniciais do ensino fundamental no País para a continuidade das atividades de ensino-aprendizagem de seus alunos.

O segundo artigo também investiga os impactos da pandemia no aprendizado, mas focado nos estudantes de ensino fundamental e médio. O estudo analisa os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerando os períodos pré e pós-pandemia, e examina os níveis de aprendizado alcançados pelos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.

Pesquisa Inep – Neste novo ciclo, a série Pesquisa Inep está organizada em quatro seminários virtuais, sempre às terças-feiras, até o dia 2 de maio, com transmissão pelo canal do Inep no YouTube. O volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais apresenta um conjunto de oito estudos que analisam os impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Os artigos abordam os efeitos produzidos pela pandemia, principalmente no que se refere a acesso e frequência escolar; conclusão e garantia de qualidade da aprendizagem em todos os níveis, etapas e modalidades; financiamento da educação; e desigualdades educacionais já existentes no País.

Confira a programação das próximas lives:

 

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/inep-retoma-serie-de-encontros-pesquisa-inep 


Parceria institucional