09/09/2025Undime
Encontro reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil e reforçou a importância da colaboração entre União, estados e municípios para o avanço das políticas de alfabetização
A presidente da Undime Região Sul e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR, participou, nesta segunda-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, da Oficina de Avaliações Educacionais de Alfabetização. A iniciativa foi promovida pela Fundação Lemann, Todos Pela Educação e Instituto Natura, no âmbito da XIII Reunião da Abave – Associação Brasileira de Avaliação Educacional.
A representante da Undime compôs o Painel 2, intitulado “Dados que conectam”. Na ocasião, gestores municipais e estaduais puderam compartilhar experiências práticas de uso do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) em suas redes, apresentando exemplos de gestão e políticas pedagógicas que traduzem os indicadores em ações concretas. Também participaram Cecília Cruz, Dirigente Municipal de Educação de Recife/PE e representante do Conselho Nacional de Secretários das Capitais (Consec), e Márcia Bernardes, pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Durante sua participação, Márcia Baldini destacou a importância de garantir a alfabetização na idade certa como prioridade para a educação básica brasileira.
“Garantir a alfabetização na idade certa é prioridade para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Para isso, é fundamental investir em monitoramento e diagnóstico, fortalecer o regime de colaboração entre União, estados e municípios, apoiar e formar continuamente os professores e assegurar uma visão sistêmica que integre Educação Infantil e anos iniciais. O desafio é dar continuidade a esse movimento, com políticas consistentes, valorização das melhores experiências e uma cultura de avaliação formativa e equitativa, sempre respeitando as especificidades locais”, afirmou.
A oficina foi dedicada ao aprofundamento das discussões sobre o aperfeiçoamento dos processos de avaliação da Educação Básica, com foco nas avaliações de alfabetização e no fortalecimento do Indicador Criança Alfabetizada (ICA).
O encontro reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para um diálogo qualificado em torno de um tema central para a política educacional do país.
Fonte: Undime
Fotos: André Liboreiro/ Fundação Lemann
Encontro reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil e reforçou a importância da colaboração entre União, estados e municípios para o avanço das políticas de alfabetização A presidente da Undime Região Sul e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR, participou, nesta segunda-feira (8), Dia Mundial da Alfabetização, da Oficina de Avaliações Educacionais de Alfabetização. A iniciativa foi promovida pela Fundação Lemann, Todos Pela Educação e Instituto Natura, no âmbito da XIII Reunião da Abave – Associação Brasileira de Avaliação Educacional. A representante da Undime compôs o Painel 2, intitulado “Dados que conectam”. Na ocasião, gestores municipais e estaduais puderam compartilhar experiências práticas de uso do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) em suas redes, apresentando exemplos de gestão e políticas pedagógicas que traduzem os indicadores em ações concretas. Também participaram Cecília Cruz, Dirigente Municipal de Educação de Recife/PE e representante do Conselho Nacional de Secretários das Capitais (Consec), e Márcia Bernardes, pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Durante sua participação, Márcia Baldini destacou a importância de garantir a alfabetização na idade certa como prioridade para a educação básica brasileira. “Garantir a alfabetização na idade certa é prioridade para que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Para isso, é fundamental investir em monitoramento e diagnóstico, fortalecer o regime de colaboração entre União, estados e municípios, apoiar e formar continuamente os professores e assegurar uma visão sistêmica que integre Educação Infantil e anos iniciais. O desafio é dar continuidade a esse movimento, com políticas consistentes, valorização das melhores experiências e uma cultura de avaliação formativa e equitativa, sempre respeitando as especificidades locais”, afirmou. A oficina foi dedicada ao aprofundamento das discussões sobre o aperfeiçoamento dos processos de avaliação da Educação Básica, com foco nas avaliações de alfabetização e no fortalecimento do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). O encontro reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para um diálogo qualificado em torno de um tema central para a política educacional do país. Fonte: Undime Fotos: André Liboreiro/ Fundação Lemann