Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > O que revelam os resultados do SAEB 2021?

Todas as notícias Categorias

13/09/2022Undime

O que revelam os resultados do SAEB 2021?

Tema será pauta de videoconferência do Conviva Educação na próxima segunda-feira, 19 de setembro

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado no ano passado, serão divulgados no dia 16 de setembro. Com o intuito de procurar entender o que os dados revelam, considerando as dificuldades impostas pela pandemia e como os dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias podem utilizar as informações, o Conviva Educação realiza videoconferência na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, às 16 horas (horário de Brasília).

Estão confirmados para o debate Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; e Lina Kátia Mesquita de Oliveira, diretora executiva da Fundação CAEd/UFJF.

O debate será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo canal do Conviva no Youtube. Para acompanhar acesse: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia 

Sobre o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cuja divulgação também será realizada no dia 16 de setembro.

Fonte: Undime


Parceria institucional