Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Santa Catarina elege diretoria executiva para biênio 2023-2025 em Fórum Estadual

Todas as notícias Categorias

31/03/2023Undime

Undime Santa Catarina elege diretoria executiva para biênio 2023-2025 em Fórum Estadual

Alex Tardetti, Dirigente de São Lourenço do Oeste/SC, assumiu a presidência da seccional e a vice-presidência fica com o Dirigente Municipal de Educação de Pomerode/SC, Jorge Luiz Buerger

 

 

A Undime Santa Catarina encerrou nesta quinta-feira (30) o 19º Fórum Ordinário Undime/SC e Região Sul. O evento reuniu 700 participantes entre gestores de educação, equipes técnicas de secretarias e demais profissionais da área, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com a temática “Educação e Gestão: a arte de transformar desafios em resultados”. O evento aconteceu no Centro de Convenções Oceania, na capital Florianópolis.

O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, marcou presença no Fórum e ministrou palestra sobre as 'Estimativas do Fundeb 2023 e início do VAAR'. “Em 2023 está entrando em vigor a nova complementação da União no Fundeb, que é o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Como é algo novo, que vai ser pago pela primeira vez, surgem muitas dúvidas. Nesse sentido, a palestra traz informações que ajudam os secretários a compreender melhor tanto o Fundeb, como as três formas de complementação, em especial o VAAR”, explicou ele.

A Busca Ativa Escolar e o Conviva Educação também foram pautados em painel com o assessor de projetos da Undime, Vilmar Klemann, que trouxe esclarecimentos acerca das estratégias da Undime para garantia do direito à Educação.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). No Brasil, 3.481 municípios, de 22 estados já aderiram. Em Santa Catarina, 228 municípios participam e mais de 120 crianças foram rematriculadas. “Enquanto tiver uma criança fora da escola, nosso compromisso não está totalmente cumprido. Temos muito a fazer”, disse Klemann.

O Conviva Educação é uma plataforma gratuita da Undime de apoio à gestão para dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas, onde mais de 4.600 municípios brasileiros fazem uso das ferramentas disponibilizadas. Em Santa Catarina, 289 municípios já são cadastrados, o que corresponde a 98% das cidades do estado.

A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também marcou presença no evento junto às presidentes da Undime/PR, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR; e Maristela Ferrari Ruy Guasselli, presidente da Undime/RS e Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. A secretária adjunta de Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders, também participou do Fórum. Lueders assumiu o cargo no início de 2023. Antes disso, era presidente da Undime/SC.

O Fórum começou na terça-feira, 28 de março, e contou com duas mesas nesse dia: uma sobre diretrizes e estratégias de um trabalho de articulação pela qualidade educacional das redes e outra com foco no olhar sobre a arte de educar a si mesmo e aos outros.

Nos outros dias, foram pautados assuntos como a importância do gestor na descoberta da primeira infância como etapa fundamental da educação básica, avanços e desafios na educação básica, competências socioemcionais e metodologias ativas, educação colaborativa entre instituições de apoio educacional, avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem e o direito dos estudantes e a valorização dos profissionais da educação.

As palestras em formato TED foram uma novidade do 19º Fórum da Undime/SC. Pela primeira vez, gestores de educação e profissionais da rede municipal compartilharam cases de sucesso com público.

Diretoria eleita para o biênio 2023-2025

Na noite da quarta-feira (29) houve eleição da diretoria executiva da Undime/SC biênio 2023-2025. O presidente eleito foi Alex Tardetti, Dirigente de São Lourenço do Oeste/SC e a vice-presidência ficou com o Dirigente Municipal de Educação de Pomerode/SC, Jorge Luiz Buerger. Uma chapa única, já pré-definida em consenso, foi apresentada aos Dirigentes Municipais de Educação presentes no evento, que votaram pela aprovação da equipe diretiva.

Fonte: Undime com informações da Undime/SC
Fotos: Undime


Parceria institucional